5 Dicas de linguagem corporal úteis para apresentações


Imprimir

Vai estrear-se na empresa como orador de uma apresentação e não sabe como preparar-se? Então saiba que, além do conteúdo, a sua postura ditará o sucesso ou insucesso dessa experiência profissional. Desde a forma como se posiciona ao olhar, passando pelos gestos. Deixamos-lhe, por isso, algumas dicas de linguagem corporal úteis para apresentações.

1. Prestar atenção ao olhar

Porque “os olhos são o espelho da alma”, será a primeira coisa em que vão reparar os seus ouvintes. E essa observação será constante durante toda a apresentação. Opte por um olhar direto. Ao desviar o olhar estará a demonstrar falta de respeito, mentira ou distanciamento do tema.

2. Manter uma postura assertiva

Para conseguir passar a mensagem com eficácia há que mostrar-se confiante. Como o demonstrar com o corpo? O peso deste deve estar dividido pelas duas pernas, mantendo os ombros para trás, as pernas alinhadas com os ombros e os pés separados por entre 4 a 6 centímetros.

dicas linguagem corporal para apresentações

3. Não fazer muitos gestos com as mãos

Na linguagem corporal, as mãos desempenham um papel preponderante. Evite mexer no cabelo constantemente, porque é sinal de insegurança. Não coloque as mãos na cintura, para não parecer arrogante ou impaciente. Não cruze os braços nem coloque as mãos nos bolsos.

E se não quer parecer agressivo nem intimidar a sua audiência, não aponte o dedo a ninguém. A melhor forma de falar com as mãos é manter os dedos juntos e a palma da mão aberta. Para demonstrar tranquilidade e segurança, mantenha as mãos libertas e soltas.

Evite todos os erros comuns em apresentações.

4. Não cruzar as pernas

Quando está sentado, atenção à forma como coloca as pernas. Para evitar distrações da audiência, e ao mesmo tempo evitar problemas de saúde, não cruze as pernas durante uma apresentação profissional.

5. Projetar a voz

Deve projetar a voz, sem gritar, mas variando o tom e a intensidade, para não entediar a assistência. Para que mensagem seja bem percebida por todos, não olhe para baixo enquanto fala. Demonstre equilíbrio e poder falando de forma serena e modulado. Se falar baixo vai revelar insegurança. Se falar alto e rápido será indício de ansiedade.

Como o sucesso da apresentação também passa pela preparação, conheça 5 pensamentos essenciais para apresentações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s