5 Características de um Ótimo Plano de Negócios


Imprimir

Um plano de negócios deve apresentar determinadas características que permitam gerir um negócio da forma mais clara e eficiente possível.

Simplicidade

Um bom plano de negócios é simples na sua linguagem e na sua estrutura, para ser percebido por todos, desde os colaboradores da empresa a eventuais investidores. Assim, uma escrita demasiadamente formal e as expressões excessivamente técnicas são de evitar.

Organização

A estrutura do plano de negócios deve ser também direta, apresentando uma descrição da empresa, o seu esqueleto organizacional, os seus objetivos e os seus planos de ação.

Além do estilo e do conteúdo, a apresentação deve ser igualmente clara e agradável, incorporando as diferentes secções, um tamanho de letra e um espaçamento adequado, uma capa e uma encadernação atrativa e uma ilustração que auxilie a compreensão.

Completo

Apesar da sua simplicidade, um plano de negócios é um instrumento de gestão, um manual de ação, pelo que deve conter toda a informação importante para o negócio e para o seu desenvolvimento.

Objetividade

As informações do plano de negócio devem cingir-se às necessárias para a compreensão do negócio e da sua prossecução, nunca entrando e caindo no território do aleatório e desnecessário.

Realismo

O plano de negócios deve ser igualmente realista, nas suas metas, nos seus prazos, riscos, obstáculos, dados e em todas as suas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s