4 Dicas para deixar de desperdiçar tempo hoje mesmo


Por: João Paulo Moura

Imprimir

Os desperdiçadores de tempo são os maiores inimigos do trabalho pessoal e da produtividade geral de uma empresa. Como combater então esses desperdícios de tempo, trabalho e de dinheiro? Como parar realmente de desperdiçar tempo no trabalho? É essencialmente uma questão de planeamento e de determinação.

Planear

É preferível gastar alguns minutos a planear o dia de trabalho do que gastar vários minutos às voltas perdido no trabalho ao longo do dia sem saber o que fazer. Estabeleça tarefas para o dia, prioridades entre elas, e um tempo de execução para todas elas, logo pelo início da manhã de trabalho.

Pausas

As pausas são importantes para o trabalho fluir mas também estas devem ser pensadas com antecedência. Se trabalha de manhã das 9h às 13h, pode forçar-se a fazer uma pausa às 11h. Se tomar um café a esta hora em vez das 9h por exemplo, deixará de sentir tanto a quebra de energia e a manhã passará mais facilmente.

E-mail

Perder uns minutos por dia para ver a caixa de correio e entrar nas redes sociais parece algo inofensivo mas isso corresponde a dias ou semanas de trabalho no final do ano. Estipule um número de vezes para espreitar estas distrações por dia. Uma sugestão é duas vezes: ao final da manhã e a meio da tarde.

Isolamento

Não aproveite as conversas para fugir ao trabalho que está a fazer. Isole-se no momento de trabalhar e concentre-se no que está a fazer em vez do que se passa à sua volta. Espere pelas pausas para socializar. Coloque o telemóvel em silêncio. Feche o navegador da internet caso não esteja a precisar dele. Não se coloque a jeito das distrações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s