Sabia que manter a calçada limpa é SUA responsabilidade?


Compartilhe
Tweet

 

Desleixo. Prefeitura não dá conta de limpar os passeios abandonados pelos donos. Por toda cidade, mato cresce rapidamente
Caminhar pelas ruas de Montenegro tem se tornado uma missão bem difícil. Além de calçadas quebradas e locais sem os devidos passeios para os pedestres, o mato tem tomado conta de trechos que deveriam estar à diposição da população. Em alguns pontos, o inço impede completamente a passagem e, em outros, para quem se arrisca a tentar, é praticamente impossível sair sem alguns arranhões ou folhas presas na roupa.
E quem sofre pelas calçadas não conservadas é também quem deve cuidar delas. Exatamente. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Endres, a calçada é responsabilidade do morador, do dono da residência ou do terreno. Então, manter os passeios limpos, sem inço e em condições para serem utilizados é um dever de todo cidadão, que muitos esquecem de cumprir, como dá para ver em ruas de todos os bairros da cidade.
Segundo Ricardo, a Prefeitura é responsável pela limpeza de locais públicos, como praças, e de áreas abandonadas, como terrenos baldios. Porém, em Montenegro, faz também a limpeza em frente a casas em que o morador não a realiza. “Existe uma fiscalização, feita pelo setor de Obras e Posturas. Nos casos em que o morador não faz a capina, a gente limpa e depois cobra pelo serviço no IPTU (Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana)”, explica o secretário.
Segundo Ricardo, durante todo o ano, a limpeza é feita a cada 60 dias. No verão, por causa das condições climáticas, a demanda aumenta muito e, por isso, é possível que alguns pontos da cidade não estejam com a limpeza 100% em dia. “Nessa época, é muita chuva e muito sol e calor. As plantas crescem bem mais rápido e temos que voltar no mesmo lugar duas vezes a cada 30 dias”, explica.
Por isso, a Secretaria está elegendo demandas prioritárias. Segundo o secretário, ruas do Centro, praças e escolas, que logo devem voltar a receber os alunos, estão recebendo atenção especial. Para evitar que as ruas sigam tomadas pelo mato, é imprescindível a colaboração da comunidade. “A calçada faz parte da moradia de cada um e é cada um que precisa dar atenção a ela”, acrescenta o secretário.
Porém, quem precisar denunciar ou quiser solicitar limpeza de alguma calçada ou área pode ligar direto para a Secretaria de Meio Ambiente. O telefone é 3649-1829. “Também é possível solicitar o atendimento direto na Secretaria, que está no prédio atrás do Hospital Montenegro, juntamente com a Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania”, esclarece Ricardo Endres.

Más condições impossibilitam a passagem de pedestres

Na rua Padre Alberto Trasel, ao lado do Cemitério Municipal, no bairro Cinco de Maio, em diversos pontos da calçada, o passeio está obstruído por lixo, mato e árvores sem poda. O que já é difícil para quem transita sozinho, torna-se quase impossível para quem ainda leva um bebê no carrinho, como a família de Márcia Fabiane, de 37 anos. Ela mora no Condomínio Cinco de Maio e passa pelo trecho seguidamente. “Sou obrigada a vir pelo canto da rua, porque, pela calçada, não dá. E com criança e bebê pequeno, é um risco ter que dividir espaço com os carros”, reclama.
Segundo a moradora, não é só na via que existe o perigo. Na calçada também, quando está tomada pelo mato. Ela conta que, há alguns meses, enquanto ia para casa, foi surpreendida por uma cobra, que saiu do inço. Iara Vianna, 46 anos, acrescenta mais um problema. “Quando as árvores não são podadas, não dá pra passar também, porque os galhos ficam na nossa cabeça”, ressalta.
“É difícil de todos os jeitos. O que deveria acontecer, era a Prefeitura dar uma atenção maior para o nosso bairro. Aqui e também na nossa rua (rua Júlia Rosa), que também está em péssimo estado”, destaca Márcia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: