Faça sua parte por manter a casa limpa


Do correspondente de Despertai! no México

COMO é agradável morar num lugar limpo e asseado! No entanto, com o aumento dos resíduos nas cidades, está cada vez mais difícil manter o nosso ambiente limpo e em ordem.

As autoridades municipais se esforçam em manter as ruas limpas por providenciar um sistema de coleta de lixo. Mas apesar disso, em algumas áreas acumulam-se entulhos, que causam má aparência e representam uma ameaça à saúde pública. Lixo acumulado pode contribuir para o aumento de ratos, baratas e outras pragas que causam doenças. Há algo que você pode fazer a respeito? Sim, manter sua casa e arredores limpos e arrumados.

A atitude mental correta

Algumas pessoas pensam que bairros ou casas sujos são sinônimos de pobreza. Mas não é necessariamente assim. É verdade que a falta de recursos materiais pode tornar mais difícil manter limpo o ambiente onde vivemos. Mas como diz certo provérbio: “Pobreza não é sinônimo de sujeira.” Por outro lado, o fato de uma pessoa ter suficientes recursos materiais não é garantia de que ela vai manter limpo o lugar onde vive.

A limpeza dentro e em volta da casa depende de uma atitude mental correta que se transforme em ações. Na realidade, manter a casa limpa depende em grande parte da atitude mental de toda a família. Por esse motivo, é bom examinar o que todos nós podemos fazer para colaborar com a limpeza de nossa casa e do bairro onde moramos.

Uma tabela de limpeza

Parece que o trabalho da dona-de-casa nunca termina. Além de preparar a comida e aprontar as crianças para a escola, ela também tem de trabalhar para manter a casa e o quintal limpos. Já reparou que é a mãe quem geralmente recolhe a roupa suja ou outras coisas que os filhos deixam fora do lugar? Uma tabela de limpeza bem definida, que inclua toda a família, pode ajudar a aliviar o trabalho da mãe.

Algumas esposas decidem que há coisas na casa que precisam de atenção e limpeza diárias, ao passo que outras partes podem ser limpas uma vez por semana, e ainda outras uma vez por mês. Na realidade, há certas coisas que podem ser programadas para limpar uma vez por ano. Por exemplo, nos lares de Betel, nas instalações das sedes das Testemunhas de Jeová em cada país, uma vez por ano faz-se uma limpeza cabal nos armários em geral. Essa é uma ocasião para se desfazer de coisas que não são usadas e pôr os armários em ordemHá também uma programação regular para limpar as paredes.

Em certos lugares da casa a limpeza é essencial para a boa saúde, como por exemplo, o banheiro. Embora seja preciso fazer uma limpeza leve todos os dias, uma limpeza mais completa, talvez uma vez por semana, impedirá a proliferação de bactérias. Alguns acham que é impossível evitar ou remover as manchas que se acumulam no vaso sanitário. No entanto, há casas onde os vasos são bem limpos e brilhantes. É só uma questão de limpar sempre e usar produtos apropriados.

A cozinha também precisa de limpeza cuidadosa. Embora todos os dias você lave a louça e limpe o fogão e os balcões, ocasionalmente — talvez pelo menos uma vez por mês — é necessário fazer uma limpeza mais completa, tal como por trás dos aparelhos elétricos e debaixo da pia. Limpar com freqüência a despensa ou os armários impedirá o ajuntamento de baratas e outros insetos prejudiciais.

Cooperação da família

Alguns pais criam regras para seus filhos e os treinam, a fim de que, ao saírem de seus quartos de manhã para ir à escola, eles deixem a cama feita, a roupa suja no lugar certo e objetos pessoais em ordem. Uma boa regra para todos é: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.”

Também, alguns membros da família podem ter uma tarefa específica a fazer ou uma parte da casa para limpar. Por exemplo, será que o pai consegue manter a garagem em ordem e, pelo menos uma vez por ano, fazer uma boa limpeza? Será que um dos filhos pode ajudá-lo nisso? Quem se encarrega de arrancar o mato do quintal ou cortar a grama? Com que freqüência isso deve ser feito para que o lado de fora da casa tenha uma boa aparência? Há na casa sótão, porão ou área de serviço que precisam ser limpos e organizados? Se houver, quem fará isso? Alguns pais revezam essas tarefas entre os membros da família.

Portanto, faça uma boa tabela de limpeza para manter sua casa limpa. Quer você faça sozinho a limpeza ou com a família, quer contrate alguém para ajudá-lo, é preciso ter uma tabela de limpeza bem definida. Certa mãe, que mantém a casa bem arrumada, explica como toda a família coopera com isso. “Eu e minhas três filhas distribuímos o trabalho entre nós. Norma Adriana limpa a sala de estar, dois quartos, o pátio e um trecho da rua. Ana Joaquina cuida da cozinha. Eu lavo a roupa e cuido de outras coisas enquanto María del Carmen lava a louça.”

Boa aparência do lado de fora

Que dizer do lado de fora da casa? Quer você more numa mansão, quer num lar bem humilde, é preciso ter uma tabela de limpeza para o lado externo. Por exemplo, talvez o portão do muro está sem uma das dobradiças. Você sabe como isso é feio, além do que pode provocar a queda do portão. Pode-se dizer o mesmo do lixo que se acumula na entrada da casa ou nas calçadas em volta. Também, às vezes se deixam latas, ferramentas e outros itens amontoados do lado de fora da casa; um convite para insetos e pequenos animais se esconderem.

Algumas famílias decidiram que, uma vez por dia ou toda semana, conforme a necessidade, elas varrerão e limparão as áreas em volta da casa, o que incluem a calçada e até mesmo o trecho da rua em frente. É verdade que em alguns lugares o governo tem um sistema muito bom para manter os bairros limpos, mas em outros não há nenhum projeto municipal para isso. Sem dúvida, o lugar onde moramos ficará muito mais apresentável e será mais saudável se todos nós fizermos a nossa parte em mantê-lo limpo.

Algumas famílias não apenas têm uma tabela de limpeza, que inclui as tarefas já mencionadas, mas também a colocam num lugar onde a família possa ver e acompanhar. Os resultados podem ser muito bons. É claro que não incluímos tudo o que você precisa saber sobre limpeza. Por exemplo, é você quem decide que produtos de limpeza são os mais apropriados em sua comunidade e que utensílios você tem condições de comprar.

Sem dúvida, essas breves sugestões deixarão toda a família ciente da necessidade de cuidar da casa e das imediações. Lembre-se, mantê-los limpos depende, não de sua condição financeira, mas de sua atitude mental.

[Quadro nas páginas 20, 21]

Tabela prática para limpeza doméstica

Use o espaço adicional para acrescentar seus próprios itens à lista

Nota importante: Misturar produtos de limpeza pode ser extremamente perigoso, especialmente alvejante com amoníaco

✔ Diariamente

❏ Quarto: Fazer a cama e arrumar as coisas

❏ Cozinha: Lavar a louça e a pia. Deixar balcões e mesas em ordem. Se necessário, varrer e lavar o piso

❏ Banheiro: Lavar a pia, o vaso sanitário e pôr as coisas em ordem

❏ Sala de estar e outros aposentos: Arrumar as coisas. Fazer uma limpeza leve nos móveis. Varrer, lavar ou aspirar o piso, se necessário

❏ A casa toda: Jogar o lixo no local apropriado

✔ Semanalmente

❏ Quarto: Trocar a roupa de cama. Varrer, lavar, ou aspirar o piso, se necessário. Tirar pó dos móveis

❏ Cozinha: Lavar o fogão, os utensílios do balcão da cozinha, torneira e pia. Lavar o piso

❏ Banheiro: Lavar as paredes do boxe, a banheira e a pia. Limpar com desinfetante o vaso sanitário, o armário de pia e outras superfícies. Trocar as toalhas. Varrer ou lavar o chão

✔ Mensalmente

❏ Banheiro: Lavar por completo todas as paredes

❏ A casa toda: Limpar os batentes das portas. Aspirar ou limpar cabalmente os estofados

❏ Jardim, quintal e garagem: Varrer e limpar, se necessário. Evitar o acúmulo de lixo e itens desnecessários

✔ A cada seis meses

❏ Quarto: Lavar as colchas e acolchoados de acordo com as instruções do fabricante

❏ Cozinha: Esvaziar e limpar cabalmente o refrigerador

❏ Banheiro: Esvaziar e limpar armários, gavetas e prateleiras. Jogar fora itens desnecessários ou com a validade vencida

❏ A casa toda: Limpar lâmpadas, ventiladores e luminárias. Limpar portas. Lavar telas, janelas e batentes das janelas

✔ Anualmente

❏ Quarto: Esvaziar e limpar cabalmente todos os armáriosDesfazer-se de itens desnecessários. Lavar os cobertores. Aspirar ou tirar cabalmente o pó dos colchões. Lavar os travesseiros de acordo com as instruções do fabricante

❏ Cozinha: Esvaziar e limpar cabalmente prateleiras, armários e gavetas. Desfazer-se de itens desnecessários. Tirar aparelhos do lugar para limpar a superfície ou o piso embaixo deles

❏ A casa toda: Lavar todas as paredes. Lavar estofados e cortinas de acordo com as instruções do fabricante

❏ Garagem e depósitos: Varrer cabalmente. Organizar ou jogar fora itens desnecessários

[Fotos na página 22]

“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”

[Fotos na página 22]

Pode ser de ajuda desfazer-se de coisas que você não usa mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s