O que é Egocêntrico


Egocêntrico designa aquele que tem o ego como centro, ou aquele que se centra no ego. Ou seja, refere-se ao tipo de pessoa que só pensa ou age de acordo com os seus interesses e vontades sem se importar com a maneira como seu comportamento irá afetar a outras pessoas. Narcisista e egoísta são sinônimos de egocêntrico.

O egocêntrico só é capaz de preocupar-se consigo mesmo tendo muita dificuldade de sentir empatia. Ele não percebe ou não se importa com os sentimentos dos outros, vivendo sempre para si mesmo numa atitude chamada de egocentrismo.

O egocêntrico é aquele que vive como se o mundo girasse ao seu redor, como se fosse uma pessoa especial merecedora de privilégios. E assim o egocêntrico ataca ou se irrita sempre quando acontece alguma coisa que contraria essa sua maneira egoísta de ver e perceber o mundo.

Uma pessoa egocêntrica tende a falar somente sobre si mesmo, a se vangloriar sobre as suas qualidades e sobre as coisas que faz. Para ele o que possui é melhor do que o que os outros têm. A pessoa egocêntrica acha que tem sempre razão e que seus valores e ideais são os mais corretos. Se um egocêntrico perde, se engana ou falha ele não é capaz de admitir o erro, vai buscar encontrar alguma circunstância para justificar-se ou botar a culpa em alguém.

O Egocêntrico na Psicologia

No âmbito da psicologia o egocêntrico é aquele indivíduo que pensa que só são importantes as suas vontades e pensamentos de modo a nunca ou raramente ficar sensibilizado pelo que uma outra pessoa quer, pensa ou sente.

Esse tipo de característica é própria das crianças nos primeiros anos de vida como demonstrou o célebre psicólogo e pedagogo suíço Jean Piaget. Para Piaget o egocentrismo presente no comportamento das crianças até por volta dos 6 anos de idade é normal por que elas ainda não foram capazes de se dar conta que as outras pessoas são dotadas de necessidades e desejos diferentes dos seus, sendo que a maioria das pessoas passando dessa fase começa a se aperceber desse fato e a conviver com isso. Contudo, algumas pessoas se mantem indiferentes tornando-se adultos egocêntricos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s