Feromônios


Feromônios são substâncias químicas hormonais que os seres vivos produzem para atrair a atenção de outros membros da sua espécie para fins diferentes, o mais comum deles o acasalamento.

Estas substâncias contêm uma espécie de “aroma” e estão presentes em plantas e animais, incluindo os seres humanos. Os animais utilizam principalmente para conquistar o sexo oposto ou para intimidar outros do mesmo gênero, podendo ser percebido inclusive à distância.

Nos seres humanos, os feromônios regulam vários aspectos do comportamento sexual de homens e mulheres. Quer seja para atrair indivíduos do mesmo sexo ou do sexo oposto, é produzido em diferentes graus e, inconscientemente, desde a puberdade, idade em que atingimos a maturidade reprodutiva.

Tanto os homens como as mulheres secretam feromônios masculinos, mas apenas as mulheres produzem os feromônios femininos. Atuam aumentando o desejo e regulam os ciclos hormonais relacionadas à fertilidade.

Embora sejam percebidos pelo cheiro, na realidade estas substâncias são inodoras. É o órgão vomeronasal (OVN), um pequeno órgão no nariz, também chamado de “sexto sentido”, encarregado de capturá-los. Terminações nervosas VNO estão ligadas ao hipotálamo, a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a excitação.

O cheiro em humanos desempenha um papel vital na sedução, e é cientificamente provado que existem cheiros que nos fazem sentir curiosidade e atração para com os outros, trabalhando como verdadeiros estímulos sexuais.

Você pode se surpreender com o poder de sedução de determinados aromas, no entanto, os seres humanos não respondem da mesma forma que os animais a segregação de feromônio, já que eles produzem atrações irresistíveis e inconscientes nestes últimos.

As pessoas agem mais por raciocínio do que por instinto, não reagimos tão impulsivamente à ação dessas substâncias. Esta razão desmonta a teoria de que perfumes e outros produtos elaborados a partir de feromônios humanos causam forte atração pelo sexo oposto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s