Pontos Vulneráveis e Pontos de Pressão


O Krav Maga e Kapap não possui regras competitivas e quando estamos diante de uma iminente ameaça ou agressão fisica, precisamos nos defender, seja qual for o ambiente, principalmente nas ruas diante situações extremas, torno a ser repetitivo: REGRAS NÃO EXISTEM !!! 
Com a prática do Krav Magá e Kapap aos poucos sua mentalidade vai mudando em relação ao combate corpo a corpo, tornando-nos psicologicamente mais eficientes para a sobreviência em nossa realidade moderna, urbana e violenta.
 
É de fundamental importância o praticante conhecer pontos vulneráveis e pontos de pressão para ter uma maior eficiência a técnica e aplicabilidade do contra golpe, assim treinamos para direcionar todos os nossos ataques de defesa contra parte vulneráveis do oponente.
 
A criação deste tópico é destinada ao estudo dos pontos vulneráveis e pontos de pressãopara ampliar a visão do praticante de Krav Magá e Kapap. 


As áreas mais sensíveis e mais fáceis de serem atingidas do corpo humano são:

  • olhos
  • nariz
  • garganta
  • genitais



Há outras áreas como: fígado, rins e joelhos, porém são mais dificeis de serem atingidas de modo eficaz, pois são mais pequenos ou estão mais bem defendidos peça disposição e constituição do corpo humano. Os acima mencionados, pela sua situação são facilmente acessíveis e praticamente desprotegidos por músculo ou osso e são muito sensíveis.

A escolha do ponto (alvo)  a ser atingido depende muito da situação e da sua especificidade:

  • acesso aos pontos
  • posição do atacante 
  • força e destreza do segundo
  • possibilidade de preparação etc.
 
ATENÇÃO: se escolher os seus pontos a priori, condicionando-se sempre a reagir do mesmo modo a um dado ataque (o grande defeito da maior parte dos métodos de autodefesa), isso vai limita-lo extraordinariamente a tentar prever os alvos que lhe estarão disponíveis num conflito violento estará em desvantagem, pois este é um fator que vai sempre variar infinitamente.
 
Há aproximadamente 170 pontos viáveis do corpo humano que podem causar uma resposta imediata quando atingidos com mais ou menos força. Agora você pode fazer a seguinte pergunta:
 
Qual seria o melhor deles ?
 
RESPOSTAaquele que mais facilmente podemos atingir no momento certo. É por isso que se deve estudar os principais para conhecer e ficar condicionado a utiliza-los se isso for obrigado.
 
Lembrem-se sempreSEU BEM MAIOR É A SUA VIDA.
 
ABAIXO DESCREVEREMOS ALGUNS PONTOS VULNERÁVEIS E PONTOS DE PRESSÃO  E O EFEITO QUANDO SÃO ATINGIDOS.
 
TOPO DO NARIZ: um golpe moderado no topo do nariz pode ser bastante eficiente, por que se trata de um golpe doloroso e que sangra com facilidade, um nariz quebrado não é um ferimento sério, um nariz quebrado provoca dor violenta na área afetada e diminuirá a capacidade de luta do seu adversário.
 
GOLPE DESFERIDO DEBAIXO PARA CIMA ATINGINDO O NARIZ: um golpe violento nessa região causa dores terríveis esse golpe tem o mesmo efeito do primeiro, quando aplicado com extrema violência, qualquer golpe na cabeça pode causar danos ao cérebro devido ao choque.
 
OLHOS: um golpe moderado paralisa a visão do adversário temporariamente, um golpe violento pode levar a cegueira.
 
MANDÍBULA: um golpe aplicado debaixo para cima, esse golpe deve ser aplicado na parte macia e evitando a parte ossuda, é um golpe doloroso, golpe pode ser aplicado com a mão fechada ou aberta, com os dedos em movimento para cima..
TRAQUÉIA: devesse evitar golpes nessa região, a menos que esteja em grave perigo, mesmo um golpe leve pode resultar em dores, engasgos, sufocação e vômitos. Um golpe moderado pode provocar inconsciência, um golpe violento pode levar a morte.
GOLPES ATRÁS DA CLAVÍCULA: bem aplicado com os dedos que atinja os nervos atrás da clavícula Pode causar dor e imobilizar por um curto período de tempo, não golpeie a clavícula a não ser que seja com o cotovelo.
GARGANTA: um golpe na garganta com as mão fechadas ou com os dedos é extremamente perigoso, deve ser usado como ultimo recurso, esse golpe aplicado com violência geralmente é fatal.
LADO ESQUERDO DO PEITO: golpes violentos na região do coração devem ser evitados, golpes violentos nessa região podem causar danos fatais.
PLEXO SOLAR: um golpe aplicado no plexo solar horizontalmente atinge o estomago e os intestinos, embora provoque uma dor violenta, não é um golpe perigoso, um golpe aplicado no plexo dirigido para cima (upper) é mais sério, porque pode causar danos a órgãos vitais ( coração, fígado e pulmões)
BAIXO VENTRE: um golpe pode atordoar o adversário, , chutes e socos violentos podem causar danos internos.


VIRILHA: um golpe violento na virilha pode ser fatal, mas é um local de difícil de se atingir.


PARTE INTERNA DA COXA: é uma área extremamente sensível, chutes como o circular são dolorosos, golpes violentos podem imobilizar a perna temporariamente.


JOELHO: um chute reto no joelho, provoca dor aguda. Se os músculos da pernas estão tensos, um chute reto pode deslocar o joelho, um chute em um ângulo de 45 graus com o joelho é um golpe mais eficiente. Nesse ângulo, apenas 30 quilos de pressão podem deslocar o joelho.


OSSOS DA CANELA: é a parte desde o joelho até o peito do pé, é uma área desprotegida e sensível, golpes violentos podem imobilizar a perna.


PEITO DO PÉ: pisar com violência nessa área pode causar dor e incapacitar o oponente.


BASE DO CRÂNIO: mesmo um golpe leve á base do crânio pode causar danos à medula. Este tipo de golpe deve ser evitado, a menos que sua vida esteja em perigo.


MÚSCULOS LATERAIS DO PESCOÇO: um golpe moderado provoca dor, um golpe com violência pode ser perigoso. 


SÉTIMA VÉRTEBRA DO PESCOÇO: esta vértebra se destaca claramente na parte inferior do pescoço. Um golpe violento pode deslocar a vértebra e causar danos à medula.


ENTRE AS OMOPLATAS: um golpe moderado pode tontear o adversário; um golpe violento pode afetar o coração, causando sérios danos e possivelmente a morte.
ABAIXO DAS OMOPLATAS: quando aplicado para cima, um golpe moderado pode causar uma dor considerável.
BRAÇOS: cerca de 10 cm acima do cotovelo, no centro do braço. Um golpe moderado ou violento pode paralisar temporariamente a região do braço.22 – RIM: um golpe horizontal na altura do rim ou pouco acima é extremamente doloroso, um golpe para cima na região do rim pode ser fatal. 
PARTE SUPERIOR DA COXA (COSTAS): um chute nessa região causa dor e espasmos musculares.
JOELHO: (ATRÁS DO JOELHO): um chute atrás do joelho pode fazer seu adversário curvar-se, provocando dor e espasmos musculares.
MÚSCULO DA PERNA (PARTE INFERIOR DE TRÁS DA PERNA): um chute nesse músculo causa dor e paralisia muscular.
TENDÃO DE AQUILES: um chute nessa área, logo acima do calcanhar, resulta em dor e paralisia do pé.
TORNOZELO: um golpe aplicado nessa área, no osso do tornozelo provoca dor violenta.
AXILA (LADO DA FRENTE): um golpe moderado ou violento aplicado na direção horizontal ou para cima provoca dores intensas.
COTOVELO (LADO DA FRENTE): um golpe na frente do cotovelo provoca dor violenta, pode também dobrar o braço e desviar a direção de um golpe.
PULSO (PARTE DA FRENTE): golpes nos tendões do pulso pode enfraquece a mão, incapacitando-a temporariamente.
PONTA DO OMOPLATA: um golpe moderado é doloroso. Um golpe violento pode deslocar o omoplata.
COTOVELO (PARTE DE TRÁS – JUNTA DO COTOVELO): um golpe leve pode paralisar o braço, um golpe violento pode deslocar a junta, principalmente se os músculos do braço estão tensos.


ANTEBRAÇO: um golpe leve a cerca de 2 cm abaixo do cotovelo provoca dores intensas, um golpe moderado ou violento pode paralisar o braço.
PULSO (PARTE DE TRÁS): um golpe leve ou moderado é doloroso. Um golpe violento pode fraturar o osso do pulso.
 
MÃOS (PARTE DA FRENTE): um golpe leve é doloroso, um golpe violento pode fraturar o osso da mão.
 
TÊMPORA: um golpe leve na têmpora pode tontear temporariamenteum golpe moderado pode torná-lo inconscienteum golpe violento pode ser fatal. Para defender-se de um ataque sério, uma pessoa pode visar essa área facilmente. Localização, um pouco atrás do canto do olho.
OUVIDO (ABAIXO DO OUVIDO): para atingir esse ponto sensível você deve apontar para o lóbulo da orelha, desferido para cima esse golpe causa dor intensa.
PESCOÇO (LATERAL DO PESCOÇO – BEM NO MEIO DO PESCOÇO, ENTRE A ORELHA E O OMBRO): essa região constitui um excelente alvo, por vários motivos. A lateral do pescoço pode ser atacado pela frente, por trás e pelos lados. É uma região difícil de proteger com os braços. Devido à presença de nervos e artérias e veias importantes, é possível tornar um adversário inconsciente com um golpe de força moderada. Quando um adversário está bêbado ou drogado demais para reagir à dor, pode ser posto fora de combate com a interrupção do fluxo de sangue para o celebro através de um estrangulamento.


MÚSCULOS VERTICAIS DO PESCOÇO: um golpe aplicado a esses músculos com a ponta dos dedos provoca dor e pode provocar torcicolo.
BAÇO: um golpe moderado pode provocar dor, um golpe violento na região pode ser fatal.


ABAIXO DA ÚLTIMA COSTELA: um golpe para cima aplicado logo abaixo da última costela provoca dores violentas.


LATERAL DO JOELHO: um chute na lateral do joelho pode deslocar a junta do joelho, um chute atrás do joelho faz o adversário perder o equilíbrio e derruba-lo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s