Geração Z (também conhecida por Gen Z, iGeneration, Plurais ou Centennial)


Geração Z (também conhecida por Gen ZiGeneration, Plurais ou Centennial) é a definição dada a geração de pessoas que nasceu entre o começo dos anos 90 e o fim da primeira década do século XXI(2010).

A Geração Z é constituída pelas pessoas que nasceram durante o advento da internet e do crescimento das novas tecnologias digitais, como smartphones, videogames e computadores mais velozes, por exemplo.

As pessoas da Geração Z já não conseguem imaginar viver num mundo onde todas as coisas não estejam conectadas num ambiente online, e com troca instantânea de informações. Além do domínio da tecnologia, os Centennials também são conhecidos por serem mais críticos, exigentes, autodidatas e não gostam de seguir hierarquias (ou acham desnecessárias, na maioria dos casos).

De acordo com algumas pesquisas, as áreas de interesse profissional que predominam entre a Geração Z são aquelas relacionadas com a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, principalmente.

Características da Geração Z

  • Nativos digitais;
  • Constantemente conectados à internet;
  • “Cidadãos do mundo”;
  • Forte responsabilidade social e ambiental;
  • Necessidade de interação e exposição de suas opiniões no ambiente online;
  • Acostumados em ter respostas e informações rapidamente (instantaneidade);
  • Muito ansiosos, pois estão acostumados com processos rápidos;
  • Acostumados com os avanços das novas tecnologias da comunicação;
  • Nasceram entre começo dos anos 90 e 2010;
  • Acostumados com a obsolescência das coisas;

Geração X, Geração Y e Geração Z

Todas essas gerações são conceitos desenvolvidos pela sociologia para traçar o perfil comportamental, principalmente, de indivíduos que nasceram em diferentes épocas.

A Geração X consiste nas pessoas que nasceram entre o final da década de 60 e início dos anos 80. São os filhos dos Baby Boomers – geração pós-Segunda Guerra Mundial. A ameaça da Guerra Fria, entre outras tensões mundiais da época, fizeram com que este grupo enfrentasse incertezas e a ideia de um futuro hostil.

A Geração Y é formada pelas pessoas nascidas entre o fim dos anos 70 e começo da década de 90. Esta geração é marcada pela inovação e liberdade, principalmente como consequência do avanço da tecnologia e do crescimento da qualidade de vida.

Saiba mais sobre a Geração Y.

A Geração Z, como visto, é constituída por pessoas que nasceram entre os primeiros anos da década de 90 até 2010. A Geração Z e a Geração Y são bastante similares em muitos aspectos. Ao contrário da Geração X, os Millennials Centennials são multifuncionais, acreditando que o ideal para o crescimento profissional é a busca por novas experiências, fazendo com que não fiquem muito tempo “presos” na mesma empresa, por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s