Como abrir uma franquia


Quer abrir ou transformar a sua empresa em uma franquia e tem dúvidas? Aqui você fica sabendo tudo que precisa fazer para começar.

O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a sua empresa uma franqueadora.

Como todo negócio, as franquias têm suas particularidades vantagens e desvantagens, cabe ao empreendedor fazer uma análise cuidadosa antes começar nesse ramo. Um dos pontos cruciais são os aspectos legais, por isso é importante ter conhecimento da lei nº 8.955/94, que rege o sistema de franquias no Brasil. Entenda o sistema franchising.

Ramos re franquia que mais cresceram em 2016

5 dicas para quem quer abrir uma franquia:

 Escolha o segmento certo para você

Não escolha a franquia no impulso, ou por que determinado segmento está em alta. Ter afinidade com o segmento que vai atuar facilita o aprendizado e aumenta a motivação. Além disso, tomar decisões conhecendo a preferência do público pode trazer mais chances de acerto na estratégia comercial.

– Converse com os franqueadores

Pesquise, mande e-mails, ligue e saiba tudo sobre a franquia que você pretende escolher. Uma dica importante é conversar com outros franqueados e também conhecer todos os custos como: taxa de franquia, taxa de royalties e de publicidade.

– Conheça o mercado

Faça uma análise do mercado que pretende atuar, conheça o público-alvo, qual a melhor localização e, principalmente, seus concorrentes.

– Avalie os riscos

Por menor que seja, investir em franquias tem seus riscos, então esteja preparado para caso algo não saia como esperado. Avalie muito bem todas as clausulas do contrato, faça uma análise financeira profunda e veja se terá fôlego para fazer o investimento necessário para iniciar a operação, e também para se manter caso tenha algum problema.

– Dedique-se ao máximo

Aquela velha máxima ainda persiste: “O olho do dono que engorda o gado”. Dedique-se integralmente ao seu negócio, esteja à frente das decisões e mantenha sua equipe motivada. Comporte-se como um líder.

Quero fazer da minha empresa uma franquia

Ter uma empresa de sucesso e querer expandir a operação não é fator determinante para tornar a sua empresa uma franquia. É preciso avaliar se o modelo de negócio é replicável dentro dos moldes de franquia, custos, retorno financeiro e uma série de fatores operacionais e jurídicos.

Nos links abaixo você encontra informações importantes para ajudar na sua tomada de decisão.

Franquia como ferramenta de expansão empresarial

Conheça a oficina Entendendo Franchising

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s