Questões sobre Contabilidade e Mercado de Trabalho


MERCADO DE TRABALHO E A BUSCA DE UM EMPREGO

Investimentos em educação continuada são ações que devem ser implementadas para diminuir a lacuna entre o que o mercado necessita e o que o profissional está apto a oferecer. Sendo assim a capacidade de saber fazer algo, ou seja, a aplicação de um conhecimento na prática, pode ser entendida como:

Habilidades

Ver CHA

Se um indivíduo está disponível no mercado ou buscando uma oportunidade de desenvolvimento e pretende prestar serviços ou ser contratado por uma empresa, passará por um processo seletivo. Segundo Chianenato (2005), todo processo seletivo é constituído de duas grandes etapas:

Recrutamento e seleção

4 pilares da educação

Aprender a ser: Entender que, além da razão, as emoções também orientam o ser humano.

Aprender a conhecer: Aprender a buscar o conhecimento e novas formas de utilizá-lo.

Aprender a ser: Via que entrega todas as demais aprendizagens.

Aprender a Fazer: Passa a ser valorizada a capacidade de mobilizar os saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas.

O binômio mercado de trabalho versus profissional tem atualmente apresentado uma grande relação de proximidade com a formação e qualificação do indivíduo. Investimentos em educação continuada são ações que devem ser implementadas para diminuir a lacuna entre o que o mercado necessita e o que o profissional está apto a oferecer. Sendo assim podemos entender o conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas pelo profissional como:

competências

O trabalho remonta aos primórdios da evolução humana e veio da necessidade do homem de sobreviver e perpetuar a espécie. O trabalho, explicado por meio da física, nada mais é do que a transformação de energia em movimento. O emprego éo uta. É a relação de interdependência entre capacidades de trabalho, e os atores desse cenário são o contratante e o contradado.  Certo

A empresariedade de uma empresa é medida pelas atitudes organizacionais, como clima favorável, chefias preparadas, políticas de recursos humanos partidárias, benefícios existentes e acima do mercado etc.

empresariedade

A capacidade que a empresa tem de reter seus talentos por meio de certos aspectos, tais como: ambiente incentivador, excelente clima organizacional, objetivos e metas que permitam o crescimento, benefícios acima do mercado

Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

A empregabilidade é a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também conseguir promoções, por meio de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Investimentos em educação continuada são ações que devem ser implementadas para diminuir a lacuna entre o que o mercado necessita e o que o profissional está apto a oferecer. Sendo assim a capacidade de saber fazer algo, ou seja, a aplicação de um conhecimento na prática, pode ser entendida como:

Habilidades

dinâmica de grupo, cujo conceito é:

Situação organizada para um grupo, a fim de observar os comportamentos dos candidatos a partir da proposição de atividades.

Quando uma empresa realiza um processo de seleção para determinado cargo, ela pede que os profissionais responsáveis pelo setor de recursos humanos se empenhem para conseguir contratar a mão de obra desejada. De acordo com o exposto, independentemente do cargo, o profissional mais adequado é aquele que:

I – Tem formação no ensino superior, sendo desejável possuir especialização.
II – Tem valores, objetivos e expectativas coerentes com os da empresa, ou seja, existir identidade entre ambos.
III – Pede para circular livremente em todos os ambientes da empresa, a fim de conhecer melhor os procedimentos e rotinas.
IV – Sente-se à vontade no ambiente, de forma que permaneça na empresa por tempo suficiente para adaptar-se e produzir.
V – Satisfaz as necessidades da empresa, e da mesma forma, ter as suas necessidades satisfeitas.

Princípios Fundamentais de ContabilidadeSão Princípios Fundamentais de Contabilidade:a) Princípio da Entidade;b) Princípio da Continuidade;c) Princípio da Oportunidade;d) Princípio do Registro pelo Valor Original;e) Princípio da Atualização Monetária;f) Princípio da Competência; e,g) Princípio da Prudência. 

Os contadores são capazes de gerar um quadro geral de quais áreas ?Patrimônio, fluxo de transações, produção e renda.

CONTABILIDADE E OPORTUNIDADES

2 5 1 3 4

A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional. Efetue a relação entre as alternativas enumeradas e as alternativas em branco e marque a alternativa que representa as funções que um profissional contábil pode exercer. (1) Auditor (2) (3) Pesquisador (4) Analista financeiro (5)

( Professor ) Exerce o magistério de ensino médio, técnico ou de faculdade. ( Perito) Efetua uma verificação na exatidão dos registros contábeis ou outros aspectos, é motivada por uma questão judicial. ( ) Efetua a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis, pode ser Independente ou Interno. ( ) Efetua pesquisa na área contábil e se dedica em tempo integral à universidade. ( ) Efetua a análise da situação econômico-financeira da empresa por meio dos relatórios fornecidos pela contabilidade.Em resumo os Contadores são responsáveis por quais áreas?Planejamento, Coordenação e Controle.Quais áreas seriam exemplos de atuação dos profissionais de contabilidade ?Atuarial, analista financeiro, auditor e consultor.

A área contábil oferece um vasto leque de oportunidades para o profissional, em virtude do grau de relevância que a contabilidade tem para a continuidade e prosperidade das empresas. Analise as assertivas abaixo e identifique a alternativa correta.

A principal função do contador, seja nas pequenas ou nas grandes empresas, é produzir ou gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade, embasando-os na tomada de decisões

 

CONTABILIDADE E OPORTUNIDADES

 

METODOLOGIA DA CONTABILIDADE

São contas Patrimoniais: bens, direitos e obrigações.

o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio

São contas de Resultado: despesas e receitas.

Enfoques Fiscal, Legal, Ético, Econômico, Comportamental e Estrutural

Direitos de uma Entidade: São todos os valores que a entidade contábil tem para receber de terceiros (duplicatas, promissórias, aluguéis, vendas a prazo, depósitos em bancos, etc).

Ao considerarmos a terminologia contábil, as “aplicações de recursos” são também conhecidas como: ATIVO

RELATÓRIOS CONTÁBEIS E SEUS OBJETIVOS

A legislação societária brasileira estabelece que, no Balanço Patrimonial, as contas que compõem o Ativo de uma sociedade devem ser dispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos classificados nos dois grandes grupos, ou sejam ativo circulante e ativo não circulante. Portanto grau de liquidez poderá ser entendido como:

menor ou maior prazo, no qual os ativos podem ser transformados em dinheiro.

O Campo de aplicação da Contabilidade é denominado Azienda. Azienda é uma palavra de origem italiana que pode ser entendida como entidades econômico-administrativas. Quanto as entidades econômico-administrativas podemos afirmar que:

representam as entidades que para atingir seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de administração.

O campo de atuação da Contabilidade é a Azienda que compreende todas as entidades econômico-administrativas, com ou sem fins lucrativos, que detém um patrimônio e precisam de um setor administrativo para controlá-lo.

É função do contador produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.

É função da Contabilidade

registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade que a entidade exerce no contexto econômico.

O Objetivo da Contabildade é permitir o estudo, o controle e a apuração dos resultados, acompanhando a evolução, suas variações e os efeitos da ação administrativa.

Notas Explicativas

Apresentar informações sobre a base de preparação das Demonstrações Financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos;

– Divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das Demonstrações Financeiras; – Fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias Demonstrações Financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada;

– Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo.

Usuários EXTERNOS da Contabilidade:

fornecedores, instituições financeiras, governo, sindicatos

ecursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e dos quais se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade devem ser classificados no: ATIVO

As Demonstrações Contábeis representam uma técnica utilizada pela contabilidade para atingir o seu fim. São Demonstrações Contábeis, EXCETO: Balancete de Verificação

OBRIGATORIEDADE DOS RELATÓRIOS E COMPOSIÇÃO DO CAPITAL

Com a finalidade de fornecer informações à sociedade sobre o desempenho econômico e social das organizações, tais como número de funcionários, turnover, gastos com treinamentos, benefícios sociais espontâneos, existe um documento extremamente importante com a finalidade de informar aos múltiplos usuários da atuação corporativa. Assinale o nome deste documento previsto na legislação societária: Balanço Social

o Capital Próprio de uma entidade:

Constitui a riqueza líquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital, suas variações, os lucros e as reservas. É aquele que se originou da própria atividade econômica da entidade, como lucros, reservas de capital e reserva de lucros. Equivale ao Patrimônio Líquido.

Sobre os tipos de Capital,

Capital Próprio são os recursos originários dos sócios ou acionistas

Capital Social é obrigação da empresa para com os sócios

Capital de Terceiros são os recursos de terceiros utilizados para aquisição de ativos

Capital de terceiros são obrigações

 

relatórios obrigatórios para as sociedades anôniomas de capital aberto ?

Balanço patrimonial, demonstração do valor adicionado.

De acordo com a Lei 11.638/07 o Balanço Patrimonial é divido em:

Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido

A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada período social, a diretoria fará elaborar (e deverá publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras obrigatórias a seguir, EXCETO:
Balanço Patrimonial
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
Demonstração do Resultado do Exercício
 Errado Demonstração do Fluxo de Caixa
 Certo Balanço Social
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s