Como melhorar a sinusite?


Sinusite é tratada com medicamentos e métodos de tratamento em casa , tais como aplicação de calor úmido de seu rosto. Os objetivos do tratamento para sinusite são vários, desde melhorar a drenagem de muco e reduzir o inchaço nos seios até prevenir a formação de tecido cicatricial, evitando danos permanentes aos tecidos que revestem o nariz e seios.

Medicamentos podem ser utilizados para tratar a sinusite, especialmente quando é causada por uma infecção bacteriana. Existem vários tipos de tratamento que podem ser tão curtos quanto três dias ou durar tanto quanto semanas ou mais. Os medicamentos mais utilizados para tratar a sinusite incluem uma combinação de:

  • Antibióticos, tais como amoxicilina, que matam as bactérias;
  • Descongestionantes, tais como pseudoefedrina , que reduzem o inchaço das membranas  mucosas do nariz;
  • Os analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar a dor;
  • Mucolíticos, tal como a guaifenesina, que fluidificam o muco;
  • Corticosteroides, como a prednisona, beclometasona que reduzam a inflamação nas vias nasais.

É possível desenvolver uma resistência durante o tratamento para sinusite aguda ou crônica. Você pode começar a se sentir melhor com antibióticos e tratamento em casa, mas seus sintomas pioram e tratamento adicional pode ser necessária.

Cabe lembrar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem antes consultar um médico. Aqui, tratamos apenas de informar nossos leitores de formas para melhorar a sinusite e o que esperar com estes tratamentos, aliviando um pouco as dores e melhorando até poderem receber o devido atendimento médico de um otorrinolaringologista, o especialista responsável por estes cuidados.

Há dois tipos básicos de sinusite e tratamentos diferenciados para cada uma delas:

Para sinusite aguda

De curto prazo, geralmente dura menos de 4 semanas. A maioria das pessoas com sinusite aguda melhora por conta própria, sem antibióticos. São geralmente causadas por infecções virais, que não respondem a antibióticos. Fale com o seu médico que irá ajudá-lo a determinar se é necessário o tratamento com antibióticos para a infecção aguda.

A maioria das pessoas a recuperar completamente quando tratado com um antibiótico para a sinusite aguda, que é causada por uma infecção bacteriana. O número de dias que você toma antibióticos depende do antibiótico e quão intensa é a infecção. Quando lhe for prescrito um antibiótico, não se esqueça de tomar tudo, mesmo que se sinta melhor. Sempre tomar um antibiótico exatamente como o seu médico lhe diz, ou a infecção não pode desaparecer completamente.

Sinusite e seus efeitos no rosto

Este modelo 3D mostra como ficam obstruídas suas vias nasais em uma crise de sinusite. (Foto: http://www.ayurvedictalk.com)

Para sinusite crônica

Sinusite que dura 8 semanas ou mais é chamada de sinusite crônica. É mais difícil de tratar e responde de forma mais lenta do que a antibióticos do que a sinusite aguda.

Antibioticoterapia é geralmente recomendado para a sinusite crônica e pode exigir um tratamento mais longo. Você pode precisar experimentar mais de um antibiótico. Um spray nasal corticosteroide que reduz a inflamação e inchaço da mucosa das passagens nasais podem também ser utilizado durante o tratamento.

Em algumas pessoas, uma infecção da cavidade pode ser causada por um fungo ou uma bactéria diferente daqueles normalmente associados com a sinusite. As pessoas que têm um sistema imunológico comprometido correm o risco para estas infecções incomuns. Isso inclui também obstruções  físicas das vias aéreas, tais como o desvio de septo, que vão acabar precisando de uma cirurgia. Pode também incluir as pessoas que devem usar um medicamento corticoide oral ou inalado (como a prednisona). A sinusite fúngica, que é responsável por um número significativo de casos de sinusite crônica, não responde ao tratamento com antibióticos e podem necessitar de tratamento com medicamentos antifúngicos, corticosteroides ou cirurgia.

O que fazer para melhorar a sinusite?

Durante o tratamento para a sinusite crônica ou aguda, evite ficar exposto a temperaturas muito altas ou baixas. Use soro fisiológico constantemente para hidratar as vias aéreas, preferindo o soro do que outros descongestionantes, que podem causar outros problemas de saúde. Nebulização e vaporizadores de ar para sua casa também ajudam muito a melhorar alguns sintomas. O ideal é que você, junto ao seu médico, tente identificar a causa da sinusite  para retirar o causador de seu ambiente. Afinal, muitas sinusites são causadas por reações alérgicas. Alguns chás e exposição à infusões de ervas podem aliviar consideravelmente a dor e pressão causada pelo inchaço dos seios da face. Porém, consulte seu médico para não usar ervas que podem piorar o problema, já que pode ter origem de uma alergia.

De forma resumida, ficamos com:

  • Soro fisiológico;
  • Umidificação do ar do ambiente (vaporizadores ou uma bacia de água);
  • Remoção de alérgenos do ambiente (pelos de animais, poeira, mofo etc.);
  • Nebulização;
  • Infusão de ervas (com o cuidado de não usar ervas às quais você pode ser alérgico);
  • Chás;
  • Massagens nos seios da face (estimula a circulação, melhorando as dores);
  • Repouso.

Vale lembrar mais uma vez: de nada adianta tomar estes cuidados se você não se consultar com um médico. Apenas ele será capaz de fornecer o diagnóstico correto e a melhor solução para seu tipo de sinusite específico, principalmente quando ela é recorrente. Eu tive muitos problemas com a sinusite que foram solucionados apenas quando descobri um desvio de septo e fiz minha cirurgia. Precisei ir em mais de um médico para encontrar a solução. Cada um tem uma solução diferente e o médico é quem vai ter a melhor escolha.

Dúvidas? Sugestões? Experiências que você quer compartilhar? Deixe nos comentários abaixo para ajudar mais pessoas contra esse problema chato de saúde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s