Como Limpar Pisos de Mármore


3 Partes:Lavando o pisoEvitando danos ao piso de mármoreRemovendo a sujeira do piso

O mármore é um tipo de pedra macia, porosa e que deve ser limpa com cuidado. Devido ao tráfego que recebe, o piso de mármore necessita ser ainda mais cuidado. Felizmente, existem diversas maneiras de limpá-lo com segurança. Ao usar produtos de limpeza adequados e evitando aqueles que poderão danificá-lo, você estará mais bem preparado para esse trabalho.

Parte1

Lavando o piso

  1. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 1
    1

    Use sempre água quente, mesmo que você esteja lavando o piso com um produto de limpeza ou usando apenas água. Além de remover a sujeira impregnada, dessa forma também é possível diminuir a necessidade de usar solventes mais fortes que poderão danificar o mármore.[1]
  2. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 2
    2

    Procure usar água destilada. Esse tipo de água é aquele que passou por um processo para remover minerais e outras impurezas, o que reduz as chances de descolorir ou manchar o mármore.

    • A água destilada geralmente está disponível em qualquer supermercado e não custa muito caro.[2]
  3. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 3
    3

    Adicione detergente a um balde com água destilada quente. Siga as instruções que constam na embalagem do produto e dilua-o em uma quantidade de água apropriada. Em seguida, misture totalmente a solução. Além disso, procure usar apenas detergente neutro.

    • Se preferir, também é possível usar um produto comercial desenvolvido especificamente para a limpeza de mármore. Basta seguir as instruções que constam na embalagem do produto e, em seguida, limpar o piso da mesma forma como faria usando a solução de água e detergente.[3]
  4. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 4
    4

    Limpe o chão com um esfregão macio (de preferência com um feito de microfibra). Mergulhe-o na solução de limpeza, torça-o para remover o excesso de água e esfregue bem o piso.

    • Enxágue e torça o esfregão depois que tiver esfregado uma área em torno de 2 m². No entanto, isso poderá variar dependendo se o piso estiver muito sujo.[4]
  5. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 5
    5

    Depois de esfregar o piso com o produto de limpeza, esfregue-o novamente com água limpa. Dessa forma, será possível remover qualquer sujeira, detrito ou espuma remanescente no chão.
  6. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 6
    6

    Troque a água com frequência. Faça isso ao limpar o piso para evitar a formação de marcas ou de arranhões causados pelos detritos contidos na água suja.

    • Descarte a água se ela ficar com uma aparência escura ou cheia de sujeira. Em seguida, reabasteça o balde com água limpa e, se necessário, com detergente.[5]
  7. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 7
    7

    Use uma toalha macia para secar o piso. Como o mármore é relativamente poroso, é importante absorver o máximo possível de água e da solução de limpeza. Se isso não for feito, o líquido poderá infiltrar no mármore e desbotá-lo.[6]

    • Troque de toalha quando ela ficar úmida e suja.

Parte2

Evitando danos ao piso de mármore

  1. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 8
    1

    Lave o piso imediatamente após qualquer derramamento. Isso é necessário, pois o mármore é um material poroso e que pode absorver o líquido. Além disso, se deixá-lo por muito tempo, o mármore poderá descolorir ou manchar.

    • Use um pano de microfibra úmido para secar qualquer líquido derramado no piso de mármore.[7]
  2. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 9
    2

    Use uma solução de limpeza com pH neutro, pois esse tipo de produto não danificará o piso de mármore. Entretanto, evite usar produtos de limpeza ácidos, pois eles poderão arranhar ou danificar o brilho do piso. Evite as seguintes opções:

    • Vinagre;
    • Amônia;
    • Produtos de limpeza cítricos (como limão ou laranja);
    • Produtos desenvolvidos para limpar pisos de cerâmica.[8]
  3. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 10
    3

    Não deixe o piso secar naturalmente, pois isso é uma das coisas mais prejudiciais para o mármore. Se isso acontecer, a água acabará infiltrando na superfície, o que poderá manchá-la ou desbotá-la.
  4. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 11
    4

    Impermeabilize o mármore. A melhor maneira de evitar a formação de manchas no piso é impermeabilizando-o periodicamente. Obtenha um produto especificamente formulado para esse propósito, leia as instruções que acompanham a embalagem e aplique-o na superfície do mármore. Dependendo do produto (e do uso), talvez seja necessário reaplicá-lo de cada três a cinco anos.

    • Não se esqueça de proteger outras superfícies, como madeira, azulejo ou gesso, com plástico ou fita crepe.
    • Entre em contato com um profissional se você não tiver experiência em impermeabilizar pisos de mármore.[9]
  5. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 12
    5

    Use uma esponja de feltro para remover marcas de desgaste. Se certas marcas não saírem com a lavagem normal, use uma esponja de feltro para removê-las. Basta umedecê-la em uma mistura de água com detergente e esfregá-la delicadamente na superfície arranhada.

    • Não esfregue em movimento circular, pois isso danificará o mármore.[10]

Parte3

Removendo a sujeira do piso

  1. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 13
    1

    Use um esfregão ou uma vassoura com cerdas macias para varrer o chão.Procure varrer o máximo de sujeira possível, prestando atenção especial às áreas ao longo de paredes ou portas.[11]
  2. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 14
    2

    Tenha cuidado ao usar um aspirador de pó. Se optar por usá-lo, será necessário ter cuidado para não danificar o piso de mármore. O plástico presente no bico e nas rodas do aparelho poderá marcar ou arranhar a superfície do piso. Portanto, tenha cuidado se você decidir usá-lo.

    • Se a sua casa tiver um sistema de aspiração central, é possível acoplar na ponta da mangueira um acessório com cerdas macias para a limpeza do piso. No entanto, antes de usá-lo, é aconselhável primeiro testá-lo em uma área discreta da casa (como atrás de uma porta).[12]
  3. Imagem intitulada Wash Marble Floors Step 15
    3

    Use tapetes e carpetes em toda a casa. Esses itens ajudarão a acumular sujeira, de modo a facilitar a limpeza do piso. Além disso, eles também protegerão contra arranhões as áreas com muita movimentação.[13]

Materiais Necessários

  • Água quente
  • Balde
  • Detergente neutro
  • Esfregão (de preferência um de microfibra)
  • Toalhas de microfibra
  • Esponja de feltro e um produto de limpeza em pó para remoção de manchas
  • Impermeabilizante
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s