DICAS PARA COLOCAR MINDFULNESS EM AÇÃO


A essência da prática informal de Mindfulness consiste em lembrar, sempre que possível, de estar no momento presente, o que podemos fazer sobretudo ao nos conectarmos com o corpo e os sentidos.

Ao acordar, que tal aproveitar seu primeiro momento de consciência para se engajar em um bom sentimento? Experimente lembrar-se de um bom motivo para sorrir, mesmo antes de levantar da cama. Faça algumas vezes e observe se essa atividade aparentemente “tola” interfere no seu dia.

Ao comer, respire fundo para fazer uma pausa, trazendo a atenção para o corpo e a comida. Descubra aromas, cores, texturas, consistências, nuances de sabores. Resista à tentação de comer assistindo TV ou trocando mensagens no celular. Desacelere, repousando os talheres enquanto mastiga, experienciando a mastigação e conectando-se com seu estômago, para perceber quando ele estiver saciado… Sempre que possível, coma em silêncio, lembrando que ao comer você está se nutrindo e se cuidando. E que o alimento ingerido, em breve, fará parte do seu corpo.

Ao conversar, experimente praticar a escuta atenta e a fala precisa. É simples: ao ouvir o outro, abandone avaliações interiores ou a formulação de respostas não solicitadas. Apenas esteja aberto para ouvir, sem preconceitos, o que seu interlocutor diz. Ao falar, procure ser direto e claro, comunicando o que é realmente importante para você naquele momento. Tenha especial atenção ao interpretar mensagens escritas; conversas difíceis ou delicadas merecem ser feitas pessoalmente.

Ao andar, mesmo que distâncias curtas, como da sala até o banheiro, por exemplo, desligue o piloto automático e experiencie os movimentos do seu corpo se deslocando no espaço, as sensações na sola dos pés, o próprio caminho… Há quanto tempo você anda sem apreciar a caminhada? Aquela que foi uma vitória triunfante sobre a ação da gravidade quando tínhamos um ano de idade é hoje uma habilidade que passa totalmente despercebida. Divirta-se!

Depois dessas pequenas pinceladas no que pode ser a prática informal de Mindfulness, sugiro que você experimente por si mesmo. E se quiser compartilhar suas percepções, escreva para mim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s