O sentimento de culpa foi inventado pelo Cristianismo?


É falso dizer que o Cristianismo criou a ameaça de punição eterna, conseqüentemente gerando um sentimento de culpa em todos os cristãos!

A religiosidade é encontrada em todas as culturas do mundo e envolve o binômio: culpa e expiação da culpa. Geralmente a expiação dessa culpa é feita através de algum sacrifício.

Logo, não podemos responsabilizar o cristianismo pela introdução da culpa na mente das pessoas, isso acontece há milhares de anos nas religiões de cada canto da Terra.

É claro que o Cristianismo reforçou esse sentimento de culpa ao pregar para o mundo que a humanidade se rebelou contra Deus violando os seus mandamentos. A  culpa universal, no entanto,  poderia assolar qualquer um que nem mesmo conhecesse o cristianismo.

Por outro lado, somente o cristianismo pode absorver a culpa do homem. Tentar ser uma pessoa diferente não pode libertar da culpa dos erros passados. A real libertação da culpa de erros cometidos, só pode vir através Daquele que pagou o preço total pelas nossas iniquidades, sendo com isso nosso Substituto para o perdão completo. O que temos que fazer é agradecer a Deus por tão grande Salvação: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s