A crise política do Brasil é um atestado de culpa nacional


Chega. Eu estou cansado. Cansado desse circo que virou o nosso País. Mas não ache que eu também critico a Presidenta ou vá bater panela na minha sacada. Não acredite que eu saia por aí gritando “Fora PT” ou xingando Dilma e Lula.

Eu não voto, mas também não me vanglorio disso. Não voto porque meu domicílio eleitoral está a 450Km de distância de onde estou hoje, e sempre me esqueço dos prazos de transferência eleitoral.

Será que eu sou culpado do Brasil estar assim? Possivelmente; mesmo que o problema vá além do que eu faço ou deixo de fazer. O tal problema tem raízes históricas e diz respeito a mim, a você, e a todos aqueles que estão em nossa vergonhosa classe política.

Será que eu posso reclamar do país se eu justifico todos os meus votos? Como eu resolvo o meu problema e, de quebra, o problema de todo o nosso Brasil? Como eu posso ajudar? Você já parou para pensar nisso?

crise politica 3

Crise política: alerta vermelho para o mais do mesmo

Acredite: eu não tenho problema nenhum com PT, PSDB, ou quaisquer partidos (exceto aqueles que pregam a anarquia e ideias mirabolantes para mudar o poder de mãos). Eu, particularmente, acho benéfica a mudança de poder.

Lula quer voltar à presidência, deixe que ele volte. Eu não concordo, mas em meio às opções que possivelmente teremos, talvez ele seja o menos pior. TALVEZ.

Sim, meus caros, um dos principais problemas do Brasil político é a própria classe política. Mas ela só é problemática por conta da nossa própria história e cultura, que por décadas vem pregando o comodismo e a forma fácil de ganhar dinheiro às custas do povo. Isso tem que ser sempre dito.

Falando em ganhar dinheiro, estamos aí em meio a mais um problema com a Operação Lava-Jato. Parece que finalmente chegaram em peixe grande e levaram Lula para depor. O Brasil, que já estava um picadeiro, virou circo de vez.

crise politica 2

A mídia foi em cima, a população também. E independente de Moro querer justificar a coerção do ex-presidente como forma de tentar não causar alarde e bagunça nas ruas, o efeito foi praticamente o mesmo.

O problema de denunciar peixe-grande é que isso torna a população ainda mais extremista, água e óleo. O Brasil está um caos, a mídia se aproveita disso e a população continua fazendo papel de acéfala.

Com a chamada de Lula para novos depoimentos, vimos tudo isso na prática: jornais e TVs disponibilizaram quase que toda a sua programação para “cobrir” o caso, indo desde matérias investigativas até conteúdos fúteis sobre o ex-presidente apenas para botar lenha na fogueira.

Eu acredito que isso tudo, da chamada de Lula para depor, é válido; muito. Se tem indícios, que averiguem. O que eu não gosto é de ver o próprio ex-presidente usando a sua força argumentativa para clamar uma já inflada luta de bem contra o mal.

Não existe bem, não existe mal em tudo isso.

crise politica 4

História sem mocinhos

Lula adora dizer que a oposição o persegue, e possivelmente persegue mesmo. Mas ele, e todos os outros políticos em casos semelhantes, fazem o mesmo. Aquela velha história de apontar o defeito alheio para se livrar de ser alvo de tudo.

E com isso, mais uma vez os políticos colocam o povo contra o povo. Ricos contra pobres. Uma luta de classes que sempre existiu, mas que está mais acentuada do que nunca. E o que acontece a seguir? Isso:

dilma brasil crise 02

Quando vi essa foto na timeline do meu Facebook, gelei e tremi de medo. Como pode alguém ser tão cego a ponto de postar alguma coisa assim? Depois, fui ler os comentários da foto (acredito que todo mundo deveria fazer isso sempre antes de opinar) e mais uma surpresa.

O perfil é um perfil fake. Isso me aliviou por, o quê? Dois segundos!?. Depois lembrei que pior do que alguém ser cego a ponto de postar alguma coisa assim, é alguém covarde que se presta ao trabalho de criar um perfil fake apenas para compartilhar algum conteúdo extremista.

Certamente o dono deste perfil se apoia em sua covardia para pregar o ódio. Tudo fica mais assustador quando percebemos que a cara por trás deste perfil pode tanto ser a favor ou contra o PT.

Se ele for contra o PT, ele realmente pode acreditar naquilo, mesmo precisando criar um fake para tentar ser ouvido. Se ele for a favor do PT, ele pode ter feito aquilo justamente para cutucar quem é contra, causando uma confusão violenta que embrulha meu estômago.

crise politica 5

E o futuro?

Recessão, crise, preços altos, queda do PIB… Tudo isso passou a ser assunto diário entre as famílias. Os alimentos sobrem, comprar está caro e o que se vê ainda é Governo e oposição se debatendo enquanto a Justiça tenta fazer seu trabalho.

Enquanto isso, a “elite” coxinha (sim, ela existe) trocou panelas por palmas porque o Jornal Nacional dedicou seus 70 minutos totais no dia 04 de março para falar do encaminhamento de Lula para depoimento.

Foi ridículo ver a mesma classe que saiu em suas sacadas para bater panelas agora batendo palmas. De que adianta isso? A sensação que eu tive e ainda tenho é a de que o povo mais coxinha realmente acredita que panelaço ou aplauzaço (tremi com esse termo) vá resolver algo.

E depois de 2013, o povo também acreditou que ir pras ruas muda alguma coisa. Não, não muda. Pelo menos não enquanto todos forem até elas sem alguma proposta válida ou ideia para lutar.

Ir pra rua apenas porque acha a Dilma uma vaca filha da p*uta, mesmo que a Justiça ainda continue a investigar tudo, não resolve. Se manifestar com um raso viés democrático só porque manifestação virou micareta também não.

O problema é bem maior que isso, e pode ser resumido com um pequeno texto pergunta-resposta que tem rolado nas redes sociais:

A pessoa está ciente de que Aécio é corrupto? Está.
A pessoa quer que o PT saia do poder? Quer.
Por quê? Por causa da Corrupção.
Mas em quem ela vai votar? No Aécio.
Que foi delatado quantas vezes na Lava Jato? Cinco vezes.
Então Aécio é corrupto? Sim.
Mas por que a pessoa vai votar nele? Para o PT sair do poder.
Por que a pessoa quer que o PT saia do poder? Por causa da corrupção.
Mas em quem ela vai votar? No Aécio.
Que foi delatado quantas vezes na Lava Jato? Cinco Vezes.
Então Aécio é corrupto? Sim.

crise politica 6

Concluindo o óbvio:

O Brasil está um caos, muito por culpa do próprio povo, que não vota certo ou reclama depois. O Brasil não vai pra frente enquanto tivermos os mesmos políticos no poder, enquanto todos de Brasília colocarem seus interesses financeiros à frente do povo.

Nosso país vai continuar sangrando enquanto todo mundo continuar enfiando uma faca no seu peito, ao invés de parar e curar os cortes que nós mesmos causamos.

De nada adianta sair de casa, muito menos se indignar em sacadas. De nada adianta partidos se oporem apenas para derrubar quem está lá (sim, isso sempre está acontecendo).

Não adianta também jogar para baixo do tapete toda a corrupção, acusando o outro de ser corrupto. É trocar o certo pelo duvidoso.

crise politica 7

Talvez a crise seja mais séria do que estão pintando, mas a resolução do problema não é, nem de longe, o que a maioria está fazendo. Que a justiça investigue tudo: Lula, Dilma, PT; mas que ela também investigue outros.

FHC, Cunha, Aécio, todos eles estão sendo investigados também, mas ninguém fala deles. Por quê? Não quero aqui dar uma de coitadinho, mas se a lei vale para uns, tem que valer para todos também.

Reforma política se mostra cada dia mais essencial. Mas faltam pessoas e personalidades que a encarem diretamente e tomem para si essa difícil, mas necessária, tarefa. Alguém se arrisca a parar de mimimi e começar de fato a transformar o Brasil?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s