Índia pede ao FMI que deixe de indicar receituário de países ricos


France Presse19/10/2015 14h12 – Atualizado em 19/10/2015 14h12

BC do país pediu que Fundo pare de recomendar políticas aos emergentes.
Para governador, flexibilização monetária complica países mais pobres.

Da AFP

O governador do banco central da Índia pediu nesta segunda-feira (19) ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que deixe de indicar as políticas de estímulos monetários de muitos países industrializados, por suas contrapartidas negativas para os emergentes.

 

REUNIÃO DO FMI
Fundo faz o 1º encontro na AL em 50 anos

“O FMI deveria estar analisando esse tipo de tema, em vez de aplaudir essas políticas, mantendo-se à margem”, declarou Raghuram Rajan.

Estados UnidosJapão e a zona do euro aplicaram ou aplicam políticas de flexibilização monetária, com juros em quase zero e compra de ativos de seus próprios Estados, para impulsionar a atividade econômica em períodos de crescimento fraco.

Rajan considera que se trata de políticas “extremas” que complicam os países emergentes, obrigados a lidar primeiro com os grandes fluxos de capitais atraídos por melhores rendimentos e depois, quando os juros sobem nos países industrializados, com a súbita fuga dos investimentos.

“Estamos em um terreno perigoso”, advertiu Rajan, ao sair de uma reunião preparatória da cúpula do G20 que será celebrada no mês que vem na Turquia.

Para Rajan, que foi economista-chefe do FMI, as políticas de flexibilização monetária criam uma situação parecida com uma “dança das cadeiras”, que alguém sempre fica de fora.

No mês passado, Rajan afirmou que as atuais dificuldades enfrentadas pelo Brasil devem-se à aposta do governo brasileiro em um crescimento rápido “muito baseado em antigos e ineficazes métodos de estímulo da demanda”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s