Exercicios sobre Citação


Considere os dois argumentos apresentados abaixo, que são complementados por informações extraídas de uma mesma obra.

citação

I – Na natureza, a competição por recursos limita o tamanho das populações. Inclusive, “quando duas espécies competem, os indivíduos de uma ou de ambas podem sofrer redução de fecundidade” (Begon, 2007).

II – Fala-se muito da competição entre os animais, mas entre as plantas esta disputa por recursos é determinante do desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse sentido, Begon (2007) lembra que a competição entre árvores de uma floresta se dá no espaço ocupado pelas copas e pelas raízes.

Do ponto de vista da formalidade para elaboração de um trabalho acadêmico, ambos exemplos acima variam quanto ao tipo de:

reprodução
conclusão
 Certo citação
referência
 Errado justificativa

 

É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta.

1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; certo

2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; falso

3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; falso

4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro. certo

 Certo Os itens 1 e 4 estão corretos
Os itens 1 e 2 estão corretos
Os itens 2 e 4 estão corretos
Os itens 2 e 3 estão corretos
Os itens 1 e 3 estão corretos

APUD – citação de citação

Segundo a NBR 10520:2001, há três tipos de citação. Citação direta que é a transcrição literal do autor consultado, sem alterar o conteúdo; citação indireta que significa reescrever com suas palavras o seu entendimento sobre o assunto lido, sem alterar o conteúdo original e a citação de citação que é a transcrição direta ou indireta de um autor do qual não se teve acesso ao conteúdo original, apenas através de outro autor. Marque abaixo o tipo de citação presente neste exemplo: “O homem é precisamente o que não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser”. (SÁNCHEZ, Gomensoro apud Salvador, 1977, P. 160).

1. Analise as afirmativas e responda a seguir: I – Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. – Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.

II – “Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva” (BAUMAN, 2011, p. 47). – Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.

III – “O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (…) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço” (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). – Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.

IV – Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. Está correto o que se afirma em: II e III

Parafrasear

Referenciar as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais.

Grifo

Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los indicando esta alteração em relação ao original com uso do recurso do grifo.

I – “[…] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer físicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).

 

II – “[…] b) desejo de criar uma literatura independentediversa, de vez que aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial” (CÂNDIDO, 1993, p. 12, grifo do autor).

citação direta longa

Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros.

Citação direta com menos de três linhas

” É a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuação, uso de letras maiúsculas e idioma. É usada somente quando um pensamento significativo for particularmente bem expresso, ou quando for absolutamente necessário e essencial transcrever as palavras de um autor. São formatadas em espaçamento simples, escritas do meio ao final da linha e entre aspas duplas”.

Num trabalho cuidadoso, o estudante deve ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando melhor as ideias antes de iniciar a redação do trabalho. Deve-se citar pouco, mas reescrever muito. Estamos nos referindo a que tipo de citação? Citação indireta

Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.

A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto.

II – “Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva” (BAUMAN, 2011, p. 47). – Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.

III – “O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (…) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço” (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  – Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s