Noções de Economia


Lei da Oferta

Se o preço sobe, a oferta de X sobe. Se o preço cai, a oferta de X cai. (O preço é o prêmio que anima o vendedor)

A curva da demanda estabelece uma relação entre preços e quantidades de um bem ou serviço. São variáveis determinantes da quantidade de um bem ou serviço demandados pelo consumidor: I. o preço do bem, o preço do bem complementar e a renda.

II. o preço do bem, o preço do bem complementar e o preço do bem substituto

III. o preço do bem, a renda e os gostos, preferências e hábitos do consumidor

IV. o preço do bem, o preço do bem substituto, o preço do bem complementar, os gostos, hábitos e preferências do consumidor e sua renda

V. o preço do bem e as preferências do consumidor.

A Microeconomia tem como objeto estudar:

os agentes econômicos individuais

¿A principal tarefa de uma empresa é criar consumidores¿. Essa definição foi dada por Peter Drucker há mais de 30 anos. Entretanto, a principal questão que se coloca é a seguinte: como se desenvolve o processo de escolha por parte dos consumidores, qual é a razão da escolha de determinado produto ou serviço? ¿existem uma série de variáveis que também afetam a procura¿ Carvalho (2014), no livro Economia o que você precisa saber.

Seria correto afirmar que: para maioria dos produtos, a demanda será também afetada:

I. renda dos consumidores, II. preço dos bens substitutos, III. preço dos bens complementares, IV. a preferência ou hábitos dos consumidores, V. preço do bem.

hipótese coeteris paribus

Analisa-se cada uma dessas variáveis isoladamente, supondo que as demais permaneçam fixadas.

a teoria de Adam Smith:

divisão do trabalho
é necessário para a economia a livre concorrência
somos todos individualistas e procuramos, no mundo econômico, sempre o que é melhor para nós
 Errado a não intervenção do governo nas questões econômicas

não faz parte da escola clássica.

Keynes defendia a intervenção do Estado na condução da economia, via gastos públicos e fez uma crítica a Lei de Say dizendo que a demanda cria sua própria oferta

um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva

escola clássica.

Adam Smith era a favor da não intervenção do governo no mercado, sua ideia era liberal, bem como era contra aos oligopólios e monopólios.

Adam Smith era considerado o pai da economia. Em 1776, publicou a riqueza das nações, um estudo abrangente sobre questões econômicas que englobam desde aspectos monetários e de preços até a distribuição do rendimento da terra.

destaca o papel do trabalho humano como fonte de riqueza, introduzindo a noção de produtividade como determinante da riqueza. Bem como a divisão do trabalho e a especialização.

ele era contra o monopólio e o oligopólio porque eles atrapalhavam o andamento do mercado

a mão invisível dizia que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. è como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia

o liberalismo defende que o mercado seria o regulador das decisões econômicas de uma nação, traria muitos benefícios para a coletividade, independentemente da ação do estado.

David Ricardo dizia que os rendimentos decrescentes da terra quando um fator é fixo e outro varia a produção cresce até certo ponto e depois começa a decrescer sendo necessário introduzir mais fatores de produção do fator fixo.

Jean Baptiste Say dizia na sua teoria que a oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos que a oferta cria sua própria demanda.

François Quesnay, ele escreveu Tableau Economique, em que divide a economia em setores, mostrando a inter-relação entre eles. A agricultura era a atividade econômica produtiva os demais setores eram considerados estéreis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s