XI Congresso da FNP prepara luta e aponta desafios à categoria petroleira


Avançar na unidade para impedir retrocessos e perda de direitos é o grande desafio apontado pela categoria nos debates do XI Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros.

Derrotar a ofensiva de Temer/Parente contra a Petrobrás – via desinvestimento, privatizações e deformação de sua característica integrada de energia -, impedir a perda de direitos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017-2018, impedir que a Reforma da Previdência seja aprovada e combater os efeitos devastadores da terceirização e da Reforma Trabalhista é a tarefa apontada para categoria.

O XI Congresso da FNP iniciou nesta quinta-feira (17) tendo na programação, além de debates sobre temais atuais do cenário político de crise no Brasil e sobre a posição da Petrobrás neste contexto, encontro de aposentados, e das assessorias Jurídica e de Imprensa, Petros, Terceirização, Previdência etc. Representantes da CSP-Conlutas e demais centrais sindicais, a AEPET, o ILAESE, os Conselheiros eleitos da Petros entre outras entidades irmãs também participam do congresso.

Um “Ato Aula” foi realizado na manhã da sexta (18) em frente ao difício Senado (Edisen), localizado na Av. Henrique Valadares, 28 – Centro, Rio de Janeiro, com participação de Christian Queipo, diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), como protesto contra o desmonte e privatização da Petrobrás.

Neste sábado (19) foi dia dos congressistas se distribuírem entre Grupos de Trabalho (GTs) para discutir e encaminhar resoluções à plenária final que acontecerá neste domingo (20). A plenária de encerramento tem como função deliberar a pauta de reivindicações do ACT e definir estratégias de luta e mobilização para a Campanha Reivindicatória e Salarial deste ano.

“Nós precisamos construir o melhor acordo coletivo para a categoria nesse momento, por isso, nenhum direito a menos é nosso lema e enfrentar a voracidade do capital contra nossos direitos e contra a Petrobrás é nosso desafio” destaca Lourival Jr, diretor do Sindipetro PA/AM/MA/AP e da FNP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s