Por que Jesus expulsou os mercadores do templo?


Jesus expulsou os mercadores do templo porque estavam usando a casa de Deus para fazer negócio e roubar o povo. Eles não tinham respeito pela casa de seu Pai.

Depois de sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus subiu ao templo. Ele viu muitas pessoas no pátio do templo comprando e vendendo animais e trocando dinheiro. Zangado, Jesus derrubou mesas e expulsou animais e comerciantes com um chicote (Marcos 11:15-16). Os chefes dos sacerdotes ficaram muito irritados com a atitude de Jesus mas não puderam fazer nada, porque ele tinha o apoio do povo.

Jesus explicou por que expulsou os mercadores. O templo deveria ser um lugar especial onde as pessoas podiam vir para orar em paz. Mas os comerciantes estavam tornando o templo em um mercado barulhento (Lucas 19:46). Eles se aproveitavam dos peregrinos, vendendo os animais para os sacrifícios e trocando o dinheiro para o imposto do templo a preços muito altos. Os mercadores estavam roubando o povo dentro da casa de Deus!

Por que Jesus teve uma reação tão violenta?

Jesus tinha zelo pelo templo de Deus (João 2:17). Os mercadores estavam profanando um lugar sagrado e abusando da dedicação de pessoas fiéis a Deus. Quem poderia orar e encontrar paz na presença de Deus no meio do barulho do mercado e depois de ser extorquido? Qualquer pessoa temente a Deus iria ficar muito zangado.

Jesus tinha todo direito de reagir assim. Quando os judeus lhe perguntaram qual era sua autoridade para expulsar os mercadores, Jesus profetizou que iria morrer e ressuscitar, provando que era o Filho de Deus (João 2:18-21). O templo era a casa de seu Pai e ele tinha o direito e a responsabilidade de o pôr em ordem.

Veja também: por que Jesus é chamado de Filho do Homem?

Jesus tinha emoções como nós. Sua ira era justificada e ele tinha a autoridade para purificar o templo. Mas ele não perdeu a cabeça. Jesus castigou apenas quem merecia e não exagerou. Na verdade, Jesus mostrou grande controle e sua atitude não gerou uma situação violenta. Ele revelou sua justiça e ganhou ainda mais respeito do povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s