CAE ouvirá ministros sobre privatizações anunciadas pelo governo


Da Redação | 29/08/2017, 14h29 – ATUALIZADO EM 29/08/2017, 17h41

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (29) requerimentos de convite a quatro ministros para que expliquem aos senadores detalhes das ações de privatização anunciadas recentemente pelo governo federal. As audiências, com datas ainda a serem definidas, serão com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

Os requerimentos são do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que criticou a intenção do presidente Michel Temer de passar à iniciativa privada o controle de estatais como a Eletrobras e a Casa da Moeda.

– Esse programa de privatização está sendo feito às pressas para resolver problemas do resultado primário. Essa discussão tem que ser feita com rigor, e o Parlamento precisa se debruçar sobre o tema – argumentou.

Inicialmente, a intenção do senador era convocar os ministros, mas, a pedido do presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), as convocações foram transformada em convites.

A CAE já havia aprovado requerimentos de audiências públicas com Dyogo Oliveira, Fernando Coelho Filho  e Henrique Meirelles. Por isso, três dos requerimentos de Lindbergh foram somente adicionados aos mais antigos. Assim, além do tema privatização, os ministros vão abordar também os seguintes assuntos: meta fiscal, situação da Eletrobras e sistema tributário.

A audiência com o ministro de Minas e Energia sobre privatização da Eletrobras será em conjunto com a Comissão de Infraestrutura (CI).

Uber

Outras duas audiências públicas foram aprovadas nesta quarta pela CAE. Uma delas, a pedido do senador Pedro Chaves (PSC-MS), é para avaliar a situação dos aplicativos de transporte de passageiros. O debate será feito em conjunto com outras quatro comissões: Ciência e Tecnologia (CCT), Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e de Infraestrutura (CI).

A pedido do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), a CAE realizará também um debate sobre o PLS 254/2013, que destina à educação e à saúde os recursos da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (Cfem).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s