TCC – Estrutura do Trabalho – Elementos Textuais


Os elementos textuais que compõe a estrutura do trabalho são:

 

1. INTRODUÇÃO (NBR 14724:2002)

Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

 

2. DESENVOLVIMENTO (NBR 14724:2002)

Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em finção da abordagem do tema e método.

 

3. CONCLUSÃO (NBR 14724:2002)

Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Lakatos e Marconi (1994) Última fase do planejamento e organização do projeto de pesquisa, que explicita os resultados finais, considerados relevantes.

 

As conclusões devem estar vinculadas à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou refutado. Em termos formais, é uma exposição factual sobre o que foi investigado, analisado, interpretado; é uma síntese comentada das idéias essenciais e dos principais resultados, a fim de que no futuro possam ser estudados pelo próprio autor ou por outros.

 

Em geral, não se restringem a simples conceitos pessoais, mas apresentam inferências sobre os resultados, evidenciando aspectos válidos e aplicáveis a outros fenômenos, indo além dos objetivos imediatos. Sem a conclusão, o trabalho parece não estar terminado. A introdução e a conclusão de qualquer trabalho científico, via de regra, são as últimas partes a serem redigidas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s