Aposentados e pensionistas da CUT fundam a Fenapi


18/09/2014

4

 

Para fortalecer a luta dos aposentados e pensionistas dentro da CUT, no último dia 12, o segmento fundou a Federação Nacional dos Trabalhadores/as Aposentados/as, Pensionistas e Idosos/as (Fenapi-CUT). A entidade conta com 13 secretarias, 10 diretores executivos, cinco diretores regionais e um conselho fiscal.

A Fenapi-CUT foi fundada durante encontro nacional dos aposentados e pensionistas da CUT, realizado em São Paulo, com a presença de 19 entidades e mais de cem pessoas. Também no dia 12 foi eleita uma direção provisória, que ficará à frente da federação até o 12º Congresso da CUT (CONCUT), previsto para o segundo semestre de 2015.

A Fenapi nasce com o desafio de promover e fortalecer uma unidade dos aposentados e pensionistas dentro da CUT, visando, dentre outras coisas, a valorização das aposentadorias e pensões.

Outro grande desafio é acabar com o fator previdenciário, cálculo criado durante o FHC para “obrigar” o trabalhador a permanecer na ativa por um período maior, embora tenha completado o seu tempo de contribuição.  O fator previdenciário pode reduzir em até 40% o valor dos vencimentos de quem é jovem, já cumpriu seu tempo de serviço e deseja se aposentar.

Segundo o Ministério da Previdência, existem hoje, no Brasil, cerca de 17 milhões de aposentados. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2012, o segmento pode atingir a casa dos 30 milhões nos próximos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s