Como fazer o celular parar de reiniciar sozinho?


Seu celular reiniciando sozinho Android, Windows Phone ou iPhone está te dando dores de cabeça, você veio ao lugar certo. Embora o celular reiniciando sem parar seja mais comum em aparelhos Android, nenhum sistema operacional está a salvo deste probleminha que tira qualquer um do sério. As soluções que vamos dar abaixo também funcionam quando seu celular ficar travado na tela com o logotipo da marca e o nome do aparelho. Celular reiniciando sozinho: como resolver? É aqui mesmo, no telefones celulares!

Diagnosticando o problema do celular reiniciando

Antes de sair tentando consertar o aparelho, você tem que, obrigatoriamente, diagnosticar o problema. Não existe apenas um motivo possível para o celular reiniciando sozinho, seja ele um Samsung, Apple, Motorola, Nokia, LG, Sony ou qualquer outra marca. O diagnóstico é importante para você não piorar a situação, e acabar com mais problemas do que começou.

Responda à algumas perguntas básicas:

Você ocupa quase ou todo o espaço de armazenamento do seu aparelho?

Instalou algum aplicativo recentemente?

Tem muitos programas que rodam no celular mesmo quando você sai deles? Exemplos são Twitter, Facebook, WhatsApp, Messenger, aplicativos de e-mail, etc.

Instalou algum joguinho com gráficos pesados no aparelho recentemente?

Tentou atualizar ou trocar o sistema operacional?

Sua bateria estava descarregando muito rapidamente?

Trocou a bateria recentemente? Por uma bateria original? Encaixou ela corretamente?

Essas são as primeiras perguntas que você tem que responder antes de realizar qualquer procedimento no aparelho. Se seu aparelho te permite utilizá-lo por, pelo menos, alguns minutos, tente fazer um backup de suas fotos, vídeos, contatos, músicas e demais arquivos. Em alguns casos, só fazer esse backup e deletar os arquivos que estão no aparelho já resolve o problema do celular reiniciando.

Por que diagnosticar o problema do aparelho antes de tentar resolver

Ao dedicar seu tempo para fazer o diagnóstico de um aparelho celular, você evitará gastar dinheiro a toa com soluções que não resolvem nada. (Foto: http://www.allflashfiles.com)

Causas possíveis do aparelho reiniciando

São causas simples, que muitas vezes se complicam porque o dono do aparelho não gasta um tempo pesquisando e fazendo o diagnóstico apropriado do aparelho. Cada modelo tem alguns problemas específicos, assim como acontece com um carro. Pesquisar pela internet pelos problemas mais comuns do seu aparelho celular é o que você tem de mais básico a fazer para evitar começar a complicar ainda mais o problema do seu aparelho. Vamos listar apenas as causas mais comuns, bem como uma simples solução para cada uma delas. Cabe o lembrete: não nos responsabilizamos pelo que quer que aconteça ao seu aparelho. Este artigo é informativo, e não substitui o trabalho e serviço prestado por um técnico treinado e autorizado a dar manutenção para smartphones.

  • Espaço de armazenamento do aparelho muito cheio

O que acontece com maior frequência do que deveria, é que as pessoas comprar um aparelho barato e começam a encher a memória interna dele com fotos, vídeos, músicas, etc. Sem perceber o mal que isso causa, as pessoas vão percebendo o celular mais lento, travando muito, até o ponto de começar a reiniciar constantemente.

A verdade é que aparelhos mais baratos tem uma memória interna muito pequena. Se o aparelho tem uma entrada para cartão microSD, fica mais fácil para liberar esse espaço, ou demora mais tempo para ocupar o espaço todo. Porém, a verdade é que, na maioria das vezes, as pessoas sequer se preocupam com o espaço de armazenamento de seus aparelhos. E a solução para os problemas causados por isso é simples.

Conecte seu aparelho a uma conexão de internet banda larga. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone e baixe um programa como Dropbox, Google Drive, OneDrive ou qualquer outro semelhante para armazenamento na nuvem. A maioria dos programas tem uma opção para “sincronizar” o dispositivo ou “fazer upload automático de fotos e vídeos”. Muitos aplicativos tem a opção de deletar os arquivos após fazer o upload. Caso não tenham essa opção, basta deletar manualmente todas as fotos, vídeos e músicas assim que o aplicativo avisar que a sincronização/upload está completo.

  • Conflitos de aplicativos, muitos programas “passivos” e joguinhos pesados demais

Quem acabou de instalar um aplicativo e começou a experimentar instabilidade, com certeza tem um conflito entre aplicativos. Se seu aparelho permitir tempo suficiente para acessar a tela de Apps antes de reiniciar, basta desinstalar o aplicativo. O mesmo vale para os programas “passivos”, que continuam funcionando mesmo depois que você sai deles. Redes sociais e aplicativos de e-mail são os melhores exemplos disso. Geralmente, um ou outro aplicativo dessa natureza sozinho não vai causar problema. Agora, 4 ou mais Redes Sociais instaladas, principalmente em smartphones mais básicos (até R$700, geralmente), vai dar problema, porque esses aplicativos usam muita memória e processamento do aparelho, atrapalhando seu funcionamento normal.

Portanto, a única solução aqui é desinstalar os aplicativos até você ficar com, no máximo, 3 destes aplicativos. Se você usa um antivírus no seu celular, baixe o número de aplicativos de redes sociais e e-mail para 2. Aplicativos de otimização de memóriamostram uma lista de quais apps estão sugando sua memória, “limpando” tudo com apenas um clique. Faça bom uso desse aplicativo e, de acordo com a lista, delete um ou dois aplicativos que estão usando mais memória. Caso queira continuar usando todos os aplicativos, ou você precisa de um aparelho celular novo, ou você precisa ter paciência para lidar com a lentidão e constantes reinícios do aparelho.

Sabemos também que você pode gostar de joguinhos móveis. Alguns, porém, precisam de aparelhos mais modernos para rodar com perfeição, ou podem atrapalhar o funcionamento do seu aparelho. Desinstale todos os jogos que você instalou, para garantir que não são a causa de seus problemas.

  • Atualização ou troca do sistema operacional

Esse é muito comum para proprietários de modelos da Apple mais antigos e quem está fazendo a troca ou atualização da ROM de um celular Android. Windows Phone, geralmente, é bem mais estável contra esse problema. Você acabou de atualizar o sistema operacional e começou a ter problemas? Com certeza, sua atualização está instável ou você fez algo errado na atualização.

Alguns aparelhos oferecem uma opção de “rollback”, ou seja, “desatualizar” o aparelho. Outros, vão exigir conhecimentos intermediários a avançados, para voltar o aparelho às configurações de fábrica antes de refazer a atualização do sistema operacional. Caso você se sinta inseguro ou não tem muito conhecimento sobre esse tipo de reparo, não faça. Leve seu aparelho a uma assistência técnica autorizada. Inclusive, muitas assistências e lojas autorizadas de várias marcas fazem o serviço de atualização gratuitamente. Porque correr o risco de fazer isso em casa?

Temos, em nosso blog, alguns guias para instalação de sistemas operacionais e ROMs. Mas repetimos: a responsabilidade de qualquer algo que der errado é toda sua. Só faça se você tiver 200% de certeza do que está fazendo.

  • Bateria ou problema de hardware

Bateria descarregando muito rápido ou trocou recentemente a bateria? No primeiro caso, sua bateria pode estar viciada, e é hora de trocar. No segundo caso, você pode ter comprado uma bateria falsificada. Gastou menos de R$50 na bateria do seu aparelho? Com 90% de certeza, é falsificada. Muitas marcas tem, em seus sites oficiais, guias para identificar uma bateria original. Faça a verificação e remova a bateria, caso seja falsificada. Estas não tem controle de qualidade algum, e podem causar acidentes, além de, potencialmente, poder estragar seu aparelho.

Outra causa de reinícios do aparelho e travamentos e um problema de hardware, ou seja, problema das peças e componentes do aparelho. É mais rara, mas totalmente possível, principalmente para quem deixa o celular em lugares muito quentes, muito úmidos, e já deixou o celular cair muitas vezes. Nesse caso, só a assistência pode te ajudar, ou a troca por um aparelho celular novo.

Considerações Finais

Como vocês podem ver, muitas das causas do reinício constante ou travamento do aparelho. Geralmente, você precisará realizar o “hard-reset” do seu celular para conseguir fazer alguma coisa, e o site Hard Reset tem uma lista completa dos comandos que você precisa para seu aparelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s