Arduino: Conheça esta plataforma de hardware livre e suas aplicações


PorManoel Lemos em

Você provavelmente já ouviu falar no Arduino. Mas você sabe exatamente o que ele é e para que serve? Hoje vamos conhecer um pouco de sua história e por que ele é tão interessante!

arduino

Arduino é uma plataforma aberta de prototipação eletrônica. Por ser uma plataforma, ele não é simplesmente um hardware como muitos pensam. A plataforma Arduino é composta por hardware (placa controladora) e software (ambiente de desenvolvimento), ambos muito flexíveis, fáceis de usar e super acessíveis. Ele é uma das principais realizações de um movimento que só cresce no mundo: o movimento makers. São os fazedores. Representantes de uma cultura que uniu o faça-você-mesmo à tecnologia para criar projetos incríveis em todas as áreas.

O projeto nasceu em 2005 quando estudantes de um curso de Design de Interação na Itália, entre eles Massimo Banzi, resolveram arregaçar as mangas e criar eles mesmos uma alternativa ao hardware do curso, que era caro e complexo para os estudantes.

Plataforma Arduino

O projeto original italiano foi refinado por pesquisadores para se tornar mais leve, mais acessível e mais barato. Hoje a plataforma está bastante evoluída e roda em todos os sistemas operacionais de forma integrada sob licença Creative Commons para hardware e GPL/LGPL para software. Isso significa que, a partir de uma placa padrão de Arduino, é possível criar outros controladores. O mesmo vale para o software. Ou seja, qualquer pessoa pode utilizar a plataforma para criar o que quiser. Seu projeto pode ser melhorado, reprojetado, fabricado e distribuído por qualquer um (claro, sempre respeitando o que cada licença permite). Você pode utilizar o Arduino em seus projetos mesmo que para fins comerciais.

Seus principais usuários, os makers, são em grande parte amadores, artistas e designers que, na maioria das vezes, não teriam acesso aos controladores mais sofisticados no mundo da eletrônica. Seu baixo custo, simplicidade e flexibilidade tornaram o Arduino uma das principais plataformas utilizada por Fazedores no mundo todo.

Composta por um controlador, algumas linhas de entrada e saída (digitais e analógicas), além de uma interface serial ou USB, o Arduino utiliza uma linguagem de programação padrão, baseada em Wiring, que é praticamente C/C++, já velha conhecida de desenvolvedores em todo o mundo.

Com uma placa Arduino em mãos, tudo que você precisa para começar a trabalhar com ele é fazer o download do ambiente de desenvolvimento em seu computador e conectá-lo ao Arduino através do cabo USB. Depois disso, basta ler alguns tutoriais que em alguns minutos você estará rodando o seu primeiro programa.

Aplicações para o Arduino

A forma como cada Fazedor irá usar o Arduino depende muito mais da sua criatividade do que de limitações técnicas ou de conhecimento em eletrônica. Tanto que muitos dos seus usuários são artistas inspirados em criar arte através do pequeno controlador. Mais do que isso, o maker movement conta com uma grande comunidade empenhada em ajudar novos usuários.

Suas aplicações são as mais diversas, de diversão passando pela arte, automação residencial a até ajudar outras pessoas. Por exemplo, o Arduino já foi utilizado para se criar uma chopeira controlada por um iPad em que era possível acompanhar o fluxo da bebida e obter informações sobre os diferentes tipos de chopp. Além disso, a placa servia para informar a temperatura e descobrir quem bebeu mais. Já outra equipe criou uma luva sensível ao tato que ajuda cegos a “enxergar” obstáculos no caminho. Na mesma linha, outro usuário criou uma jaqueta utilizando a versão LilyPad (desenhada para construir projetos vestíveis) do Arduino que informa quando um ciclista irá trocar de faixa através de leds colocados nas costas da jaqueta.

Conectando motores, sensores, displays, antenas, dispositivos de entrada e toda sorte de hardware ao Arduino, as possibilidades são infinitas!

Esse poucos exemplos servem para exemplificar como a plataforma Arduino está ajudando na democratização da tecnologia. Eles não apenas permitem que qualquer pessoa crie novos dispositivos, mas também por os torna acessíveis a todos, independentemente da vontade ou dos planos comerciais das grandes empresas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, e já está planejando seus primeiros passos na plataforma, acompanhe o blog do Fazedores.Com! Aproveite também para nos mostrar seus projetos favoritos, nos comentários ou por meio de nosso formulário de contato!

Artigo publicado originalmente no Fazedores.Com – http://blog.fazedores.com/arduino-conheca-esta-plataforma-de-hardware-livre-e-suas-aplicacoes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s