o que fazer quando o botijão de gás está vazando 


Saber o que fazer quando o botijão de gás está vazando é importante pois eles são os grandes responsáveis por vários acidentes, principalmente acidentes domésticos. Saber como proceder e como identificar um vazamento de gás é uma informação valiosa para evitar um grave acidente.

Não são medidas ou técnicas difíceis, pelo contrário são coisas simples que você deve estar atento. A primeira dica é não se desesperar, apenas se acalmar e começar a colocar em práticas as dicas que você irá conhecer aqui.

 Então continue lendo este post, para saber mais sobre:

– Como detectar vazamento em um botijão de gás?

– Como agir quando o botijão de gás está vazando

– Medidas de segurança nas instalações de gás

 

Risco de vazamento RW Engenharia

  • Como detectar vazamento em um botijão de gás?

 

botijão de gás está vazando

 

Detectar um vazamento é parte essencial, até para descobrir se o vazamento é mesmo na sua casa ou no vizinho, para que você posso prestar socorro. Pois, em casas muito juntas, a explosão pode atingir várias casas.

Se sentir um cheiro muito forte de gás, passe uma esponja com água e detergente ou sabão, como bastante e espume e coloque na base do registro, se aparecer bolinhas, é porque há um vazamento. OBS: Esse procedimento é um paliativo, não deixe de chamar um técnico especializado.

Ao detectar vazamento, mantenha a calma e siga as instruções a seguir.

 

  • Como agir quando o botijão de gás está vazando

 

Explosão De Botijão De Gás

 

Em nenhuma situação utilize fósforo, vela ou isqueiro para verificar se há um vazamento

 

– Afaste todas as pessoas do local

– Feche a alavanca que permite a circulação do gás para fora do botijão

– Se a chave de eletricidade ficar fora da casa, desligue-a

– Desconecte a válvula de saída de gás do regulador de pressão. Se o vazamento persistir, leve o botijão para um local arejado e aberto, sempre manuseando na vertical.

– Não mexa em interruptores ligados a eletricidade e nem ligue ou desligue aparelhos eletrônicos e qualquer outra coisa que pode produzir faísca.

– Não fume, nem acenda fósforos e isqueiros

– Se estiver em um ambiente fechado, abra as janelas e portas para deixar o ar circular.

– Em casos mais graves você deve recorrer ao corpo de bombeiros imediatamente.

– Feche o registro que regula a pressão do gás.

– Nunca tente utilizar produtos caseiros para parar o vazamento de gás. Sempre chame um profissional no assunto.

– Sempre que você receber um novo botijão de gás em casa, verifique se há vazamentos. Se for o caso, ligue imediatamente para a distribuidora e peça para trocar o produto.

 

 

 

  • Medidas de segurança nas instalações de gás

 

Essas medidas devem ser tomadas antes do vazamento, inclusive servem para evitar os vazamento ou, se ocorrer, para amenizar o problema.

 

– Prestar atenção a mangueira do botijão é uma parte importante, ela deve ser transparente, deve ter uma tarja amarela, o código NBR 8613 gravado nela e estar dentro do prazo de validade que vê especificado na mangueira. Aconselhamos a utilização de mangueiras de malha de aço.

– Ele deve ser instalado em local bem ventilado, de preferência do exterior da casa e o mais longe possível o fogão. Não deve ser exposto a chuva ou ao sol.

– Nunca coloque um botijão de gás dentro de lugares fechados, como, subsolos, porões, vãos de escada, gabinetes e armários.

– A mangueira nunca deve passar por trás do fogão, pois o calor intenso acaba danificando o plástico e aumenta as chances de ocorrer um vazamento.

– Para fazer qualquer modificação na instalação do botijão, profissionais capacitados devem ser chamados para realizar o serviço.

– Sempre deixe o registro fechado quando não estiver usando o fogão

– Ao receber o botijão de gás na sua casa, verifique se ele está em bom estado. Ou seja, não possui partes amassadas, enferrujadas ou lacre corrompido. Se for o caso, devolva ao fornecedor e peça um botijão em boas condições de uso ou o seu dinheiro de volta.

– Deixe as crianças bem longe do botijão e do fogão

– Tenha a garantia de comprar botijão de gás apenas em empresas credenciadas.

– Nunca utilize ou transporte um botijão em outra posição que não seja a vertical. Pois, o regulador de pressão funciona apenas quando o GLP está do estado gasoso.

– Uma atitude muito comum e muito errada, não utilize nenhum tipo de capa de plástico ou tecido para cobrir o botijão de gás. São materiais inflamáveis e que podem ocasionar o rompimento ou desgaste da mangueira, gerando um vazamento.

 

Se o botijão de gás está vazando saiba que é algo sério e se não for tratado com cuidado e atenção pode causar acidente muito graves. Não se esqueça dessas instruções e tenha em mente que para evitar vazamentos e acidentes é preciso tomar precauções desde a instalação do botijão de gás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s