Cheiro de gás de cozinha


Cheiro de gás de cozinha– Nesse artigo vamos responder as perguntas mais frequentes sobre ele:

O que dá cheiro ao gás?

Cheiro de gás faz mal?

O que fazer se sentir cheiro de gás?

 

vazamento de gas

 

O que dá cheiro ao Gás de Cozinha?

o que de cheiro ao gas

Em seu estado natural, GLP (propano e butano) e gás natural (metano) são todos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás caracteristico.  No entanto,o cheiro que o gás possui é  um aditivo chamado MERCAPTANO que é inserido alertar as pessoas  do risco decorrente. POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.

O cheiro do gás não só deve ser perceptível por qualquer pessoa, mas também ser suficientemente desagradável e exclusivo para chamar a atenção e não ser confundido com qualquer outra coisa.

Além disso, os odores precisam atender a alguns outros requisitos. Eles não podem ser tóxicos, devem ser resistentes a serem absorvidos pelo solo, não devem reagir quimicamente e não devem evaporar muito rapidamente (para evitar que seu olfato se acostume com o cheiro).

 

História de adicionar odor ao gás

 

Por muitas décadas, a indústria de combustíveis adiciona odor ao GPL e ao gás natural de modo que as pessoas possam detectar vazamento de gás utilizando o seu olfato.

Sem a adição de odor ao gás seria muito perigoso pois as pessoas não conseguiriam detectar vazamentos a tempo, criando uma condição muito perigosa

O mercaptano é quase universalmente reconhecido como a melhor escolha, isso faz com que ele seja utilizado pelas maiores companhias de gás no mundo.

Seu cheiro é muitas vezes comparado ao repolho podre .

 

Aonde é adicionado o cheiro?

 

A medida que o gás é armazenado no caso do glp é adicionado o mercaptano.

Nas bases das companhias também possui detectores de vazamento de gás com objetivo de previnir riscos quando o gás ainda está inodoro.

 

 

Cheiro de gás faz mal?

cheiro de gas faz mal

 

Conforme informado acima o gás não é tóxico, porém no caso do glp por ser mais denso que o ar ele pode ocupar o espaço dele no ambiente que está vazando e causar asfixia as pessoas.

 

O que fazer se sentir cheiro de gás?

Abra todas as portas e janelas

Não provoque faíscas

Não use interruptores: iluminação, campainha, etc. Não acenda fósforos, não acenda velas e, acima de tudo, não fume dentro de casa!

Desligar o registro no cilindro e ou o medidor

Não utilize o celular ou telefone fixo no local do vazamento

Saia para um ambiente aberto e ventilado para chamar:

Fique ao ar livre e mantenha a calma

Observando os passos descritos acima, o risco de ignição é limitado. É preciso uma concentração de gás natural de qualquer lugar entre 5 e 15%, bem como uma temperatura muito alta ou uma faísca para uma combustão a ocorrer. Além disso, o gás natural não é tóxico.

 

Conclusão

 

Se você estiver em Belo Horizonte e sentir cheiro de gás, não hesite – ligue para RW Engenharia pelo telefone 3371 7353 imediatamente.

Enquanto espera o técnico chegar, você deve abrir todas as portas e janelas para melhor ventilação. Mas não imagine que isso vai resolver o problema por si só! Se houver uma concentração considerável de gás, a ventilação pode levá-lo para dentro da faixa crítica de 5 a 15%. É por isso que é vital não fazer nada que possa causar uma faísca ou chama (como fumar um cigarro, acender um interruptor elétrico ou acender uma vela, por exemplo) e esperar no exterior para que os técnicos da RW  cheguem.

autor RW ENGENHARIA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s