Arduino WiFi ESP8266


Módulo WiFi - ESP8266

O módulo WiFi ESP8266 é um SOC com protocolo TCP/IP integrado que consegue dar a qualquer microcontrolador acesso a sua rede WiFi. O ESP8266 é capaz tanto de hospedar uma aplicação quanto descarregar todas as funções de redes WiFi a partir de outro processador de aplicação. Cada módulo ESP8266 vai pré-programado com um comando AT setando seu firmware, significando que você pode simplesmente ligar este módulo ao seu Arduino e ele vai funcionar como qualquer outro shield WiFi funcionaria. Este módulo tem um ótimo custo x benefício e possui uma comunidade de usuários enorme, e continuamente em crescimento.

Esse módulo possui um processador na placa poderoso o suficiente para ser capaz de integração com sensores e outras aplicações específicas usandos seus GPIOs, com necessidade de pouco desenvolvimento. Por ser um chip bastante completo, ele requer pouquíssimos componentes na placa, o que torna a placa muito pequena ocupando pouco espaço em seu projeto. O ESP866 suporta APSD para aplicações VOIP e interface com bluetooth pré-existente, ele possui RF auto-calibrável permitindo que ele trabalhe em todas as condições de operação, e não requer nenhuma parte RF externa.

Existem muitas informações sobre este módulo na internet, todas elas são fornecidas pela gigante comunidade de usuários que empregam este módulo em seus projetos. Para maiores informações, verifique a aba Documentação acima, inclusive para saber como usar este módulo em soluções de internet das coisas (IoT).

Atenção: O ESP8266 não é capaz de fazer alterações em nível lógico de 5V para 3,3V, e vice-versa. É recomendado o uso de um Conversor de Nível Lógico junto ao módulo. NÃO alimente a placa diretamente com 5V de sua placa de desenvolvimento. É importante também notar que a entrada analógica não está disponível nos pinos deste módulo, portanto não há como fazer leituras analógicas com esta versão do ESP.

Para usar este módulo com uma placa Arduino UNO, BlackBoard, ou qualquer outra placa que tenha sua lógica em 5V, é necessário usar o conversor de nível lógico, e uma sugestão de ligação é a seguinte:


Um código proposto para verificar se a comunicação está funcionando pode ser o que segue, após gravá-lo na placa e fazer a ligação corretamente, abra o monitor serial com taxa de 9600, coloque o monitor serial no modo BOTH NL & CR:

#include "SoftwareSerial.h"

SoftwareSerial ESP(2, 3); // RX, TX

const int RST = 4;

void setup(){
  Serial.begin(9600);
  ESP.begin(9600);
  
  //Pulso em Reset para aceitar comunicacao
  pinMode(RST, OUTPUT);
  digitalWrite(RST, LOW);
  delay(300);
  digitalWrite(RST, HIGH);
}

void loop(){
  if (ESP.available()){
    Serial.write(ESP.read());
  }
  if (Serial.available()){
    ESP.write(Serial.read());
  }
}
 

Lembrando que esse código funciona com BlackBoard e Arduino UNO por trabalharem com o ATmega328. Se você estiver usando um Mega, por exemplo, deverá mudar os pinos do Software Serial para dois compatíveis com o Mega, como 10 e 11. Então abra o monitor serial e espere aparecer [System Ready, Vendor:www.ai-thinker.com]. Digite AT e envie para a placa. Ela deve retornar OK.

Uma das formas mais legais de se usar o ESP8266 é como se ele mesmo trabalhasse como uma placa Arduino, usando a IDE do Arduino e fazendo a programação diretamente nele, conforme link na Documentação. Para este uso, e também para enviar comandos AT, pode ser usado o seguinte esquema de ligações:


Quer saber ainda mais? Veja o video abaixo:

Clique aqui para baixar o código do video acima.

Caso queira um código onde exista 1 botão para acionar e desacionar o Pino Digital 2 do ESP8266, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s