Assista o filme: “Temple Grandin” e se inspire nessa história ligada a Bem-estar Animal


“Temple Grandin” – o filme

Captura de Tela 2014-03-28 às 11.18.12

Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória de sucesso de Temple Grandin, que atualmente é professora de Ciência Animal da Universidade do estado do Colorado e especialista em manejo de bovinos, métodos de abate humanitário e bem-estar animal. Uma referência mundial em história de vida e profissionalismo.

Conheça um pouco mais da história de “Temple Grandin” – o filme, interpretado pela atriz americana Claire Danes.

Captura de Tela 2014-03-28 às 11.18.28

Temple Grandin – uma jovem autista  –  é levada por sua mãe para a fazenda da tia, com o intuito de integrar a jovem com o campo, animais e consequentemente, um alívio aos pontos negativos que o autismo trazia para ela na cidade. Assim, neste lugar, Grandin – um tanto arredia com as pessoas em sua volta -, começa a observar o modo como os trabalhadores lidam com a criação do gado que existe na fazenda: desde a alimentação até o abate.

Em um desses momentos que soam meio excêntricos, Grandin cria uma espécie de objeto,  baseado no tronco de contenção – hoje usualmente utilizado com o gado -, apelidada de “Máquina do Abraço”. Como não gosta de ser tocada por ninguém, nem mesmo pela mãe, a personagem sente a necessidade de se sentir protegida nos momentos de angústia e medo. Dessa forma sempre que se sente acuada, ela recorre a “Máquina do Abraço” a fim de se acalmar.

Captura de Tela 2014-03-28 às 11.18.42

Apesar das limitações do autismo, Temple Grandin possui uma inteligência incomum, tendo uma facilidade intrínseca para lidar com áreas que envolvam planejamento, aritmética e geometria.

Captura de Tela 2014-03-28 às 11.18.50

Entretanto, quando a jovem volta para a cidade, para ingressar na faculdade de engenharia, a personagem não consegue estabelecer um bom relacionamento com seus colegas – que muitas vezes a “zombavam” pelo seu modo de vestir e agir -, porém ao meio destes desencontros, Grandin ganha a amizade de uma garota cega,  que se torna a única pessoa em que ela deposita alguma confiança.

Lá também conhece um professor que acredita no seu grande potencial e a incentiva a investir em um curso voltado para a agropecuária.

Nesta caminhada, Temple Grandin passa por muitas dificuldades e preconceitos, por ser uma mulher e autista. Mas, com um espírito único de fazer acontecer e conhecer características e temperamento dos animais, bem como instalações e procedimentos de manejo, ela se veste de homem para poder adentrar em uma área frigorífica e desenvolver suas habilidades e desejos revolucionários na agropecuária.

Assim, após muitas pesquisas e experimentos, Grandin desenvolve um projeto direcionado para o manejo do gado até chegar à fase do abate. As técnicas criadas por ela, a torna uma especialista bastante conhecida nos EUA e posteriormente no mundo.

Vale ressaltar que, hoje, Grandin dá palestras em diversos países, contando um pouco de sua história e de como o autismo não se tornou uma barreira invencível para que pudesse chegar onde chegou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s