O que é Apache Cordova?


O Apache Cordova é uma plataforma de desenvolvimento móvel com APIs que permitem que o desenvolvedor acesse funções nativas do dispositivo, como a câmera ou o acelerômetro.

O desenvolvimento com o Cordova é feito com HTML, CSS e JavaScript e pode ser feito em conjunto com frameworks mobile como jQuery Mobile, Dojo Mobile, Sencha Touch, Ionic, Lungo, Mobile Angular UI.

Quando se desenvolve com o Cordova, se cria um aplicativo híbrido, aonde o seu código pode ser compilado para diversas plataformas como Android, iOS, Windows Phone, FirefoxOS, Amazon Fire OS, BlackBerry, Tizen e Ubuntu; e todas as APIs para acesso de funções do dispositivo são instaladas na própria aplicação.

O Apache Cordova está na versão 5.0.0, saindo a 5.1.1 ainda não oficial. A documentação do Apache Cordova pode ser lida em: http://cordova.apache.org/docs/en/5.0.0/

A documentação inclui guias de introdução, referência e exemplos das APIs, instruções sobre upgrade de versões anteriores de Cordova, como escrever seu próprio plug-in Cordova, e muito mais. O seletor no canto superior direito da documentação vai deixar você escolher diferentes versões Cordova e traduções de idiomas. E há um registro de plugins de terceiros que podem ser usados ​​em seu aplicativo móvel.

O site do Cordova é https://cordova.apache.org/

 

Um pouco sobre a história…

 

Antes de ser Apache Cordova, ele se chamava PhoneGap e surgiu pela primeira vez em um evento iPhoneDevCamp em São Francisco em 2008. Em 2009 foi adicionado suporte ao Android e BlackBerry

PhoneGap ganhou o People’s Choice Award em 2009 na Web 2.0 Conference e o framework foi usado para desenvolver diversos aplicativos.

Ainda em 2009, a Apple aprovou o desenvolvimento para suas aplicações por meio do Cordova.

Em 4 de Outubro de 2001 a Adobe anunciou oficialmente a aquisição da Nitobi Software, e a Adobe doou o código do PhoneGap para a Apache Software Foundation para inicial um projeto chamado Apache Cordova. O nome original do projeto era Apache Callback, mas foi alterado Apache Cordova.

Nas primeiras versões do PhoneGap, era necessário um computador da Apple para criar aplicativos iOS e um computador com Windows para criar aplicativos Windows Mobile. Depois de setembro de 2012, a Adobe criou o PhoneGap Build que permite que os programadores façam o upload de HTML, CSS e JavaScript para um “compilador na nuvem” que gera aplicativos para cada plataforma suportada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s