Motta fala sobre globalização econômica e sindicalismo na China


Presidente do Sindec/Poa e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, está na China também com o tesoureiro da centralPresidente do Sindec/Poa e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, está na China também com o tesoureiro da central

Em discurso no Fórum Internacional sobre Globalização Econômica e Sindicatos, que acontece em Pequim, na China, até amanhã, 30 de agosto, o presidente da Fecomerciários e tesoureiro da Força Sindical, Luiz Carlos Motta, disse que a globalização tem desencadeado uma série de mudanças de grande amplitude e impactos para os trabalhadores e a sociedade

“O processo de globalização econômica traz vantagens para o desenvolvimento das nações mas impactos negativos na distribuição de renda, pobreza, desemprego, migração, informalidade e exclusão social”, disse Motta, que participa do evento acompanhado do secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza, o Neco.

Flexibilização
Motta afirmou ainda que os direitos sociais estão sob ataque em quase todos os países, sob o pretexto de que são eles que causam o desemprego e precisam ser reduzidos ou flexibilizados. “Em alguns países, porém, os direitos sociais foram flexibilizados e nem por isso o desemprego diminuiu”.

Segundo Motta, “a redução dos direitos equivale a uma redução da renda indireta do trabalhador: horas extras, férias, 13º salário, aposentadoria, FGTS e assim por diante. Essa redução se reflete negativamente na demanda efetiva, que tenderá a diminuir, também, resultando em emprego menor e não maior”.

Para o presidente da Fecomerciários, o Brasil, representado pelo movimento sindical, a sociedade civil e o governo, “está empenhado na luta para preservar o direito do trabalhador ao emprego com registro em carteira, tratando de coibir as formas atípicas de emprego e reduzindo a precarização”.

Fonte: Força Sindical Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s