Reabilitação para idosos


Com a chegada da terceira idade, algumas funções simples do dia a dia vão se tornando mais difíceis Vamos conhecer mais?

Com a chegada da terceira idade, algumas funções simples do dia a dia vão se tornando mais difíceis e o corpo já não obedece aos comandos da forma que gostaríamos. Doenças físicas ou mentais podem afetar ainda mais nossas atividades cotidianas e nessa hora é necessária uma reabilitação de nossas funções, que inclui várias atividades, especialmente os exercícios físicos.

Fazer exercícios físicos pode significar muito mais que uma reabilitação física, como também uma reabilitação mental e social. Poder cumprir atividades cotidianas de forma independente significa muito e elas colaboram para que o idoso se sinta mais autossuficiente, mais feliz consigo mesmo, evitando problemas como ansiedade e depressão.

Reabilitação para idosos

Como começar essa reabilitação na terceira idade?

O acompanhamento médico é a caminho primordial. O seu médico é que definirá se há necessidade de uma reabilitação e qual a melhor forma de fazê-la.

Além disso, outra figura importante pode ser um profissional fisioterapeuta ou de educação física, que possa acompanhar todos os seus exercícios, corrigindo possíveis erros de postura e/ou ajudando a minimizar impactos negativos que os exercícios possam acarretar.

Quais os exercícios para uma reabilitação?

Doenças nos ossos ou nas juntas podem diminuir a qualidade de vida na terceira idade, porém, um grupo de exercícios simples pode minimizar esses danos e dar mais independência ao idoso.

O correto é: nada de exercícios intensos demais! Nada de corridas ou saltos, pois uma reabilitação pede exercícios mais leves, que irão ter efeito prolongado sobre o seu corpo.

Opte por caminhadas leves. Aproveite o parque de sua vizinhança ou saia para caminhadas em grupo. Faça exercícios de aquecimento básicos, com alongamentos e movimentos lentos, que deixem o seu corpo pronto para o exercício.

Torne as atividades físicas um momento de lazer e não uma obrigação. Encontre aquele exercício que lhe trará mais bem-estar. Nada de fazer exercícios que lhe causem dores ou que lhe irritam.

Reabilitação de Idosos

O maior ganho de uma reabilitação na terceira idade

Ninguém gosta de ser dependente de outras pessoas, sendo assim, uma reabilitação na terceira idade lhe trará a vantagem de se sentir mais independente, mais feliz consigo mesmo.

Poder fazer coisas simples dentro de casa, como organizar as suas coisas, tomar banho tranquilamente, cuidar dos seus animais de estimação, tem um reflexo muito grande no seu bom humor, na sua saúde mental.

A reabilitação tem o potencial para melhorar seu condicionamento físico e sua autoestima, por isso converse com seu médico e entenda o que é melhor para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s