Como limpar o vaso sanitário: remoção de manchas e prevenção de odores


Você quer saber quais são as melhores maneiras de limpar o vaso sanitário? Confira dicas úteis sobre equipamentos, métodos e produtos de limpeza, lendo nosso artigo.

Cleanipedia recomenda:

Sanitários costumam ser um terreno fértil para a proliferação de germes e bactérias. Por isso, é recomendável utilizar produtos de limpeza com efeito bactericida nos banheiros da sua casa. Vim e outros desinfetantes em gel são uma ótima opção, pois aderem mais facilmente às superfícies e agem por mais tempo.

Todos temos vidas bastante ocupadas e, às vezes, uma limpeza profunda do vaso sanitário acaba não sendo uma prioridade. Entretanto, o uso frequente do banheiro resulta em bactérias, manchas e odores desagradáveis, por isso, deixar o vaso sanitário limpo é importante para a saúde dos moradores da sua casa. Veja como limpar corretamente seu vaso sanitário.

Antes de começar a faxina

O primeiro passo é escolher os produtos de limpeza certos. Água sanitária à base de cloro e desinfetantes comerciais que contêm alvejante são os produtos mais usados para limpar vasos sanitários. Desinfetantes como Vim e outras marcas não somente têm aromas que ajudam a refrescar o ar do banheiro, como também matam os germes com eficiência.

 

image: https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/content.cleanipedia.com/wp-content/uploads/2014/02/N31-2_RemovingToiletStains-575×862.jpg

Produtos de limpeza do vaso sanitário

As escovas de banheiro com cerdas de plástico ou polidores suaves são melhores para a limpeza do banheiro, pois não danificam as superfícies. Algumas pessoas usam tecidos reutilizáveis para a parte exterior do vaso sanitário, mas é mais higiênico e prático usar lenços descartáveis ou toalhas de papel com um spray de limpeza, como Cif Banheiro sem cloro, para que você possa descartá-los depois do uso.

Por fim, use sempre luvas de proteção ao manusear água sanitária e outros produtos de limpeza para proteger as suas mãos. Lembre-se também de tirar carpetes e utensílios do banheiro para evitar manchá-los, e mantenha uma janela aberta para que o ar circule. Agora você já pode começar a faxina!

Como limpar o vaso sanitário: instruções passo a passo

  1. Para se livrar de todas as manchas do vaso sanitário, você precisa ter acesso a toda a superfície do vaso, por isso, o primeiro passo é fechar o registro de água e pressionar a descarga para reduzir o nível de água.
  2. Levante a tampa do vaso, esguiche o desinfetante nos lados e ao redor da borda, e deixe-o escorrer no vaso.
  3. Depois esfregue o vaso com uma escova, espalhando o líquido pela superfície durante esse processo. Ponha a escova de lado e deixe o desinfetante agir por alguns minutos.
  4. Enquanto isso, baixe a tampa do vaso e prepare o spray de limpeza e as toalhas de papel descartáveis para limpar a parte externa do vaso. Limpe em torno do tanque, as dobradiças, todas as partes do assento e a base. Lembre-se de levantar a tampa e borrifar limpador em ambos os lados, visto que essa área pode concentrar odores persistentes.
  5. Pegue sua escova novamente e esfregue o vaso uma segunda vez com foco em áreas importantes, como o lado interno da borda e o cano principal. Ao terminar, pressione a descarga e use a água fresca para já limpar a escova.
  6. Por fim, se precisar remover depósitos de calcário, esfregue o local gentilmente com uma pedra-pome, tomando cuidado para não arranhar o esmalte.

Outros limpadores de vaso sanitário

Embora produtos de limpeza comercializados garantam a você melhores resultados, há soluções naturais que você pode usar alternativamente:

  • O vinagre é um agente de absorção que pode funcionar na remoção de manchas e odores. Coloque aproximadamente 3 copos de vinagre no vaso sanitário – tomando cuidado para cobrir completamente os lados – e esfregue o local com uma escova de banheiro. O uso de alguns copos de vinagre no vaso sanitário a cada mês talvez ajude a prevenir que as manchas de calcário reapareçam, especialmente quando usado junto de outros produtos comerciais.
  • Refrigerantes de cola também podem ser usados em vasos sujos, pois os ácidos da bebida podem matar as bactérias, e o gás ajuda a desfazer os depósitos de calcário. Derrame o líquido ao redor da borda e dentro do vaso, e deixe-o agir da noite para o dia, se possível.

A manutenção diária é a melhor maneira de evitar manchas e o mau odor no banheiro. Deixe a escova sempre mergulhada em uma solução com sabão ou um produto de limpeza de banheiro, para que você sempre a tenha à mão para dar uma esfregada rápida, se necessário. Coloque também alguns lenços descartáveis sobre a caixa da descarga, para manter seu banheiro limpo e cheiroso!

Dica importante:

Você pode usar removedores de calcário e produtos com agentes potentes de limpeza como bórax, à venda em supermercados, para combater manchas particularmente resistentes.

Read more at https://www.cleanipedia.com/br/banheiro-e-cozinha/como-limpar-o-vaso-sanitario-remocao-de-manchas-e-prevencao-de-odores#EKZ5uXTGxSbl0Rpu.99

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s