Algumas verdades sobre o Asperger


Ok… Estou escrevendo hoje para falar sobre alguns mitos que as pessoas criam sobre a Síndrome de Asperger e que não são verdade. Vamos lá? Ok… Lá vai!

1º de tudo, aspies PODEM possuir mania de perseguição. Um asperger pode ficar “viciado” por qualquer assunto. Assim que ele se sente de um modo, ele não tira aquele sentimento facilmente. A partir do momento que um aspie percebe ou é informado que alguém o persegue de alguma forma, ele vai sempre imaginar que essa situação tenda a repetir-se, mesmo que não se repita. Aspies não costumam olhar à sua volta, então, como não podem ver, imaginam devido ao medo obtido pela perseguição.

2º ponto, aspies possuem dificuldades de olhar as pessoas nos olhos? Possuem, mas nem todos. Alguns aspies aprenderam a contornar esse problema. Vou falar do meu exemplo: Eu não olhava para quem eu falava, até que um dia eu estava conversando com uma amiga e perguntei “se nossos olhos só podem olhar para um ponto fixo de cada vez, como podemos olhar os dois olhos ao mesmo tempo?”. Ela me respondeu “bem, normalmente nós olhamos para apenas um olhos ou para o espaço entre os olhos. Faz o mesmo efeito”. A partir, desse dia eu aprendi a escolher um ponto fixo próximo aos olhos para conversar com uma pessoa, ou um ponto atrás dela, mas próximo de sua cabeça. Hoje já consigo olhar algumas pessoas nos olhos sem tanta dificuldade (na maioria do tempo).

3º, Aspies não possuem desenvoltura social? Verdade… Infelizmente, o asperger é como uma “cegueira social”. As pessoas com asperger possuem problemas sociais, mas nem sempre pelas mesmas dificuldades. Eu mesma tenho um irmão com asperger. Enquanto eu tenho problema em mentir e em ser falsa (fingir que gostei de algo e/ou esquecer de um assunto e fingir estar bem) e uso como valvula de escape a fulga para a diversão cultural solitária (desenhar, escrever…), ele tem dificuldade em se expressar (ele é muito tímido) e usa como valvula de escape a agressão.

O mais engraçado é que eu consigo abordar pessoas facilmente na rua e consigo me expressar bem, mas não sei o momento certo para falar as coisas e nem como reagir aos estimulos sociais (às vezes também sou repetitiva e monótona). Já meu irmão não fala e nem escreve bem.
Ele é muito repetitivo, monótono e possui grandes dificuldades em saber quando deve parar de falar sobre aquele assunto. Ele esconde facilmente quem ele é, passa por bonzinho na frente dos outros com grande facilidade e me faz parecer a implicante (sendo que ele que gosta de me tirar do sério e eu, como sou estressada, caio na dele e passo por briguenta).

4º, aspies são gênios? NÃO! Me responda uma coisa: Se você fica obcecado por uma coisa e fica só pensando naquilo e pesquisando sobre aquilo e praticanto… Você não vai se tornar ótimo naquilo? É isso que acontece com o aspie. Não que ele não possa ser um gênio. Pode! E até deve! Todos deveríamos ser gênios, mas não é isso que ocorre. Meu psicologo atende MUITAS pessoas com asperger e ele me contou que NENHUM dos pacientes dele possuem genialidade. O aspie apenas fica obcecado por um determinado assunto ou atividade e, naturalmente, torna-se o melhor. Pois com esforço e vontade, todos podemos ser “gênios” em algo. Esse caso de “genialidade” aspie é o maior exemplo de “força de vontade” (porque nem sempre é por vontade própria que se tem essa obceção). Eu mesma entendo muito sobre o Japão, mas nunca estive lá, nunca li um livro sobre o Japão. Tudo que sei eu aprendi lendo na internet, conversando com japoneses e vendo desenhos japoneses. Na internet também aprendi origamis e comecei a copiar os desenhos e aprendi a fazê-los sozinha. Não sou uma gênia, sou apenas uma pessoa sem amigos e que tem muito tempo livre para ir atrás de minhas obceções e me aperfeiçoar, pois isso me causar prazer. Um aspie pode ter mais de uma obceção, nada impede. E enquanto essa obceção lhe causar prazer, o aspie vai atrás dela e vai ser cada vez melhor em relação a ela.

5º, pessoas com Síndrome de Asperger são retardadas? NÃO!!!! Nem pessoas com Síndrome de Down são! Imagina os aspies! Um aspie não é aquele que fica distraído olhando para o céu o tempo todo feito um bocó e muito menos aquele que fala feito uma pessoa com a língua inchada e baba pela boca. Eu sou totalmente normal (externamente). Já locutei em rádios, já apareci na televisão, sou cantora, modelo e estudante de direito da universidade. Uma pessoa que faz tudo isso sem que os outros notem que ela tem asperger é anormal?? Não acredito nisso. Até hoje não vi UM aspie “retardado”, aqueles projetos de aspies que vemos em documentários não são só aspies com certeza. Eles normalemnte possuem mais algum problema, ou um grau de asperger MUITÍSSIMO elevado e/ou tiveram uma criação muito errada. Nem todo psicologo sabre tratar de um aspie e a terapia errada pode destruir a vida de uma pessoa com síndrome de aspeger, pois o aspie leva as afirmações das pessoas que ela confia muito a sério, chegando a “incorporar” as habilidades elogiadas pelos outros e a sofrer quando não satisfaz as expectativas alheias.

Bem… Essas forão algumas “verdades” sobre o asperger. Não dá para dizer que qualquer verdade é uma verdade absoluta, pois não existem verdades absolutas em um mundo de fatos mutáveis. Ainda mais no ambito cerebral, onde tudo pode ser mudado ao longo da vida. Asperger não tem cura, mas as pessoas podem crescer e aprender a lidar com a doença para o convivio mais harmônico em sociedade.
Espero ter ajudado. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s