Como Usar o YouTube


3 Partes:Assistindo a vídeosFazendo o upload de vídeosCriando um canal

O YouTube é um site de transmissão de vídeo que permite a qualquer pessoa criar e fazer upload de vídeos. Você pode assistir a milhões de vídeos diferentes ou fazer o upload de seus próprios para compartilhar com o mundo. Se o seu conteúdo é bom o suficiente, você pode até ganhar algum dinheiro!

Parte1

Assistindo a vídeos

  1. Imagem intitulada Use YouTube Step 1
    1

    Faça o login usando sua conta do Google. Fazer o login oferece uma variedade de benefícios, incluindo a possibilidade de comentar, salvar vídeos para assistir mais tarde, subscrever-se a canais e fazer o upload de seus próprios vídeos.

    • Crie uma conta no Google de graça se você quiser ter acesso a todas as funcionalidades do YouTube. Contas do YouTube não são mais separadas da conta geral do Google.
  2. Imagem intitulada Use YouTube Step 2
    2

    Use a barra de pesquisa para encontrar vídeos. A barra de pesquisa do YouTube funciona como a barra de pesquisa do Google, e irá mostrar-lhe resultados previstos enquanto você procura. Quando estiver à procura de um vídeo, você pode geralmente apenas digitar termos relacionados, se você não sabe o título. Vídeos com boas tags e com boas descrições serão mostrados em muitas pesquisas relacionadas. Você também pode usar os operadores de busca para pesquisas mais específicas.
  3. Imagem intitulada Use YouTube Step 3
    3

    Procure os canais do YouTube. Se você não sabe exatamente o que está procurando, você pode procurar o conteúdo mais popular no YouTube verificando as diferentes categorias. Clique no botão “Procurar canais” no menu de navegação à esquerda. Os canais estão organizados por categoria, o que lhe permite ver rapidamente os canais mais populares para seus interesses favoritos.

    • Um canal no YouTube é uma página criada por um indivíduo, grupo ou empresa. Esses canais abrigam todo o conteúdo enviado pelo proprietário do canal e servem como página de perfil para todos os usuários do YouTube.
  4. Imagem intitulada Use YouTube Step 4
    4

    Inscreva-se para os seus canais favoritos. Inscrever-se em um canal irá alertá-lo sempre que um novo vídeo for carregado nesse canal. Para se inscrever em um canal, clique no botão vermelho “Inscrever-se” embaixo de um vídeo desse canal, ou clique no botão “Inscrever-se” na página do canal.
  5. Imagem intitulada Use YouTube Step 5
    5

    Deixe comentários. Se você estiver logado, você pode deixar comentários em vídeos com comentários ativados. Deixe a pessoa que enviou saber que seu vídeo foi útil, engraçado ou particularmente bem-feito. Comentários no YouTube podem ser bem feios, então diferencie-se e seja respeitoso. Para deixar um comentário, clique no campo “Compartilhe suas ideias” abaixo do vídeo e escreva seu comentário. Você também pode responder a outros comentários clicando no botão “Responder” abaixo do comentário.

    • Nem todos os vídeos têm comentários habilitados.
  6. Imagem intitulada Use YouTube Step 6
    6

    Adicione um vídeo para a sua lista “Assistir mais tarde”. Encontrou um bom vídeo, mas não tenho tempo para vê-lo agora? Adicione-o à sua lista de “Assistir mais tarde” para que você possa acessá-lo rapidamente a qualquer momento. Abaixo do nome do vídeo, clique no botão “+ Adicionar a” e selecione a opção “Assistir mais tarde” ou outra lista.

Parte2

Fazendo o upload de vídeos

  1. Imagem intitulada Use YouTube Step 7
    1

    Edite o vídeo antes de fazer o upload. O YouTube tem algumas ferramentas de edição de vídeo, mas você vai ser capaz de fazer muito mais se você editar antes de fazer upload. Consulte este guia para obter detalhes sobre a edição do seu vídeo para o YouTube.

    • Você pode usar um software de edição de vídeo para combinar múltiplos clips em um vídeo. Isso é ótimo para a edição de várias tomadas juntas ou para a compilação de vários vídeos.
    • Os vídeos devem ter menos de 15 minutos de duração até que você valide a sua conta. Você pode verificar a sua conta fornecendo ao YouTube o seu número de celular. O YouTube irá enviar-lhe um código, o qual você pode, então, digitar para verificar a sua conta.
  2. Imagem intitulada Use YouTube Step 8
    2

    Faça o upload do vídeo. Quando você fizer o upload de um vídeo, ele será adicionado ao seu canal pessoal. Você não precisa fazer nada para configurar o seu canal de modo a fazer o upload do vídeo. Mais tarde, se decidir levar o upload de vídeos a sério, você pode começar a personalizar o seu canal e conseguir mais assinantes (veja a próxima seção).

    • Você pode fazer o upload de um vídeo a partir do seu computador ou de um dispositivo móvel.
    • Você também pode gravar diretamente de sua webcam, pulando o processo de upload. Você pode usar o editor de vídeo do YouTube para fazer pequenas alterações no vídeo depois de terminar.
  3. Imagem intitulada Use YouTube Step 9
    3

    Adicione um título e descrição. Um bom título e descrição podem fazer uma grande diferença para conseguir visualizações. Certifique-se de que o título e a descrição sejam relevantes para o conteúdo do vídeo, ou você provavelmente não vai conseguir visualizações.

    • A descrição aparecerá abaixo do vídeo quando alguém assisti-lo. Use a descrição para entrar em mais detalhes sobre os aspectos do vídeo, divulgar o link de sites relacionados ou explicar qualquer outra coisa sobre o vídeo que você quiser.
  4. Imagem intitulada Use YouTube Step 10
    4

    Adicione tags. Estas ajudam o seu vídeo a aparecer nos resultados de pesquisa e com um vídeo relacionado. Tags são palavras ou frases curtas que atuam como minidescrições. Use palavras mais comuns associadas com o seu vídeo (“bonito”, “engraçado”, “animal”, “como fazer”, etc.). Uma boa marcação pode aumentar significativamente as visualizações que o seu vídeo tem.

    • Não exagere com muitas tags ou tags enganosas, já que a função de busca do YouTube irá penalizá-lo e você poderá não obter muitas visualizações.
  5. Imagem intitulada Use YouTube Step 11
    5

    Defina as configurações de privacidade do seu vídeo. Quando fizer o upload de um vídeo, você tem três opções básicas para a privacidade. Você pode configurá-lo para que qualquer pessoa possa procurar o seu vídeo, para que o vídeo só possa ser visto digitando a URL ou para que o vídeo seja privado e apenas os usuários que você permitir possam ver o vídeo.

    • Se você estiver configurando um vídeo como “Privado” e quiser compartilhá-lo com pessoas específicas, cada uma delas vai precisar ter uma conta do Google.
  6. Imagem intitulada Use YouTube Step 12
    6

    Rentabilize o seu vídeo. Se você atender aos requisitos, poderá ganhar dinheiro com visualizações de seu vídeo. Você provavelmente não vai receber muita coisa, ou nada, se não estiver recebendo um grande número de pontos de visualizações, mas os grandes nomes do YouTube ganham milhões por ano.

    • Se realmente quiser ganhar dinheiro, você vai querer configurar o canal para atrair telespectadores (veja a próxima seção).
  7. Imagem intitulada Use YouTube Step 13
    7

    Compartilhe seu vídeo. Publique seus vídeos na sua rede social favorita ou incorpore o vídeo ao seu blog. Compartilhar o seu vídeo é o primeiro passo para que isso se torne viral. O YouTube foi construído com funções de compartilhamento para a maioria das principais redes sociais.

    • Se você quiser embutir o vídeo em seu site, o YouTube vai fornecer o código que você precisa inserir em seu website.

Parte3

Criando um canal

  1. Imagem intitulada Use YouTube Step 14
    1

    Compreenda a finalidade dos canais. Canais são sua página de usuário para o YouTube. Cada conta do YouTube vem com um canal e você pode criar canais adicionais em sua conta. Cada canal vem com uma página do Google+ associada, permitindo-lhe uma promoção cruzada.
  2. Imagem intitulada Use YouTube Step 15
    2

    Adicione uma arte ao seu canal. Esta é a faixa na parte superior do seu canal que ajuda a distinguir o seu canal de outras pessoas e solidificar sua marca. Sua arte do canal deve estar relacionada com o conteúdo de seus vídeos ou com a sua personalidade. A arte do canal vai ajudar os seus telespectadores subconscientemente a lembrarem qual canal eles estão vendo atualmente.
  3. Imagem intitulada Use YouTube Step 16
    3

    Descreva e dê nome ao seu canal. Uma boa descrição ajudará a trazer pessoas ao seu canal e um nome suscetível ajudará as pessoas a lembrarem dele. A sua descrição deve incluir um link para o seu website e também uma visão global sucinta do propósito de seu canal.

    • Trocar o nome de seu canal também mudará o nome da conta Google+ associada.
  4. Imagem intitulada Use YouTube Step 17
    4

    Desenvolva e cuide de seu conteúdo. Personalizar o seu canal é apenas o começo. Depois de ter um canal sólido, é hora de começar a fazer o upload de conteúdo e atrair telespectadores. Há muita coisa a dizer sobre a forma de expandir o seu canal e aumentar seus assinantes.

Sobre o Artigo

Categorias: YouTube

Noutras línguas:

English: Use YouTube, Deutsch: Youtube nutzen, Español: utilizar YouTube, Français: se servir de YouTube, Русский: пользоваться сервисом YouTube, Bahasa Indonesia: Menggunakan YouTube, Italiano: Utilizzare YouTube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s