Framework PHP: 5 plataformas populares



De acordo com o W3Tech mais de 80% dos sites da web utiliza a linguagem PHP no lado do servidor. Graças a essa popularidade tão grande, foram criados diversos frameworks para facilitar o desenvolvimento do código PHP. Com o uso de um framework você tem estrutura e um ambiente unificado, onde seus projetos podem ser construídos de forma mais rápida e eficiente.

Existem muitos benefícios em utilizar um framework. Entre as principais vantagens está a padronização do desenvolvimento do seu código, uma vez que utilizando um framework você tende a obedecer a um conjunto de classes e funções já definidos. Outra vantagem são os módulos genéricos que você pode utilizar durante o desenvolvimento do código, que aceleram a construção da sua aplicação. Ou seja, além de mais padronizado, seu código poderá ser desenvolvido mais rapidamente.

Outro benefício em usar um framework PHP é a possibilidade de participar de uma comunidade formada por desenvolvedores que utilizam a mesma tecnologia que você. Participar das comunidades que se formam ao redor dessas plataformas pode proporcionar trocas de experiências e informações. Essa troca pode influenciar não apenas no desenvolvimento do seu código, mas também no seu crescimento e amadurecimento profissional.

Laravel - framework php que mais cresceu nos últimos anos

Com o slogan seja um artesão da web, o Laravel têm destaque no Brasil e no mundo pelo seu rápido crescimento em popularidade. É um framework PHP acessível e robusto, que entrega as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicativo.

Cake PHP - mais uma plataforma de desenvolvimento PHP de sucesso.

O CakePHP é um framework PHP de fácil aprendizado, com templates rápidos e flexíveis.

codeigner

O CodeIgniter é um poderoso framework PHP que proporciona um conjunto simples e elegante de ferramentas que entregam o necessário para desenvolver aplicações web. É conhecido por ser rápido quando comparado a outros frameworks.

symphony - ótima plataforma para desenvolvimento PHP

Não por acaso, o Symfony é geralmente citado nas principais listas de frameworks. Desde o seu lançamento em 2005, este framework PHP tem provado seu valor como uma plataforma sólida para a construção de aplicativos robustos. É focado na abordagem model-view-controller (MVC) e este recurso permite a personalização de quase tudo no processo de desenvolvimento.

Yii

Com o Yii você cria aplicações web modernas e com bom desempenho, além disso, ele facilita a  criação de sites seguros. Você pode usar a maior parte de suas características exatamente como elas são fornecidas, ou pode modificar cada uma delas para atender às suas necessidades.

Atualização em 25 de Nov/2015:

De modo pioneiro, a KingHost oferece o Phalcon em hospedagem compartilhada para seus clientes. O framework já está disponível em ambiente dedicado e compartilhado que utiliza PHP a partir da versão 5.4, tanto em plataformas Windows quanto em plataformas Linux.

O Phalcon é um framework de aplicações web de alta performance para PHP. Diferentemente da maioria dos frameworks PHP e com a finalidade e otimizar o desempenho, Phalcon é implementado como uma extensão C e exige extensões específicas para sua instalação.

Webinar - Refatoração em PHP

Leonéia Evangelista

Leonéia Evangelista

Analista de Conteúdo em Kinghost
é bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s