Como Tratar o Transtorno do Estresse Agudo


3 Partes:Tratando TEA com Terapia e MedicamentosPromovendo Relaxamento e Pensando PositivamenteEntendendo o TEA

Eventos estressantes da vida causam muitos problemas emocionais e comportamentais, mas em alguns indivíduos, esses eventos produzem efeitos muito profundos e causam problemas no funcionamento normal do corpo. Transtorno do Estresse Agudo (TEA) é um desses problemas, no qual a pessoa pode ter certos sintomas relacionados ao estresse. Se esses sintomas não forem tratados com o tempo, a pessoa pode ficar vulnerável a ter um transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).

Parte1

Tratando TEA com Terapia e Medicamentos

  1. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 1
    1

    Experimente uma terapia de exposição. Terapia de exposição mostrou ser bem útil para curar pessoas com transtornos de estresse. Nessa técnica, o paciente é solicitado a rememorar e visualizar experiências traumáticas com o máximo de detalhes possível.

    • Ao mesmo tempo, técnicas são usadas para fazer a pessoa se sentir relaxada e forçá-la a se focar nos aspectos positivos do trauma, dando a ela padrões de pensamentos positivos.
    • Essa técnica tem o objetivo de mudar o comportamento de evitar todo objeto que a lembre do trauma. Ela recebe uma garantia de que nada trágico acontece com o estímulo do qual ela tem medo.
  2. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 2
    2

    Experimente terapia de relaxamento. Essa é uma técnica baseada na exposição aos restos do incidente trágico. Pense nas imagens traumáticas que são re-experimentadas com frequência e que ficam presas na sua mente. Imagine-as com o máximo de detalhes.

    • Isso também pode ser feito usando um projetor mostrando fotos do evento. Tente se sentir relaxado enquanto foca sua atenção nessas imagens, praticando técnicas de relaxamento (respiração profunda). Pense em uma imagem; concentre-se nos detalhes dela enquanto tenta se sentir relaxado.
    • Depois de ter sucesso, trabalhe com outra figura ou aspecto do trauma até se sentir relaxado. Você tem que sair dessa agonia emocional o mais rápido possível.
  3. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 3
    3

    Considere DRMO. Desensitização e Reprocessamento do Movimento dos Olhos envolve a exposição a imagens e objetos que são intencionalmente evitados e que estão associados ao evento traumático.

    • Nessa técnica, o paciente move os olhos ritmicamente, enquanto foca sua mente nas memórias do incidente traumático. O terapeuta diz para a pessoa levantar os olhos da esquerda para a direita ou com o movimento do dedo, enquanto pensa nos incidentes trágicos do passado.
    • Depois, a pessoa deve pensar em memórias agradáveis. Isso a capacita a se sentir relaxada e menos estressada enquanto pensa no evento traumático.
  4. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 4
    4

    Converse com um terapeuta sobre diferentes terapias cognitivas que podem servir para você. Terapias cognitivas têm o objetivo de examinar sistematicamente os pensamentos e de mudar atitudes funcionais e interpretações culposas que aparecem como um efeito colateral da experiência traumática.

    • Essas terapias têm a função principal de capacitar pessoas que sofrem de estresse a confiar e a se comportar normalmente, como faziam antes do evento traumático. Isso é importante porque muitas pessoas abandonam a fé e a confiança nos outros depois de passar por uma provação.
    • Se você se sentir culpado por sobreviver a uma provação ou tragédia enquanto outros não sobreviveram, procure o motivo. Pode ser que Deus tenha lhe abençoado por um bom motivo. Ele quer que você faça o bem para os outros, principalmente aqueles que são fracos e que estão passando pelo mesmo problema que você teve. Você é forte por ter sobrevivido, e tem a responsabilidade de ajudar as pessoas frágeis e amedrontadas. Tente aproveitar o máximo da vida.
  5. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 5
    5

    Faça terapia em grupo. Nesses grupos, indivíduos têm os mesmos problemas e compartilham os sentimentos, experiências, visões e o impacto do estresse na vida deles. Eles aprendem a confortar um ao outro. Eles aprendem a superar os sentimentos de culpa e raiva.

    • Quando muitas pessoas que têm o mesmo problema se reúnem, o primeiro sentimento que surge é o de companheirismo. Elas não se sentem mais sozinhas e isoladas. Elas aprendem a ter empatia com os outros e ajudar um ao outro.
    • Elas são instruídas a escrever seus sentimentos em um papel e depois compartilhar e avaliar sua validade. Elas ajudam umas às outras dando significado positivo às suas ideias e sentimentos.
  6. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 6
    6

    Experimente uma terapia familiar. Quando algo acontece a um único membro da família, a família inteira sofre muito. É bom tratar a família inteira como uma unidade e ensiná-la a lidar com isso eficientemente.

    • É responsabilidade da família inteira ajudar a pessoa doente. Cuide dela, converse com ela. Faça uma caminhada juntos. Faça um evento de família. Dê a ela seu apoio. Ele voltará à vida.
  7. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 7
    7

    Converse com seu médico sobre os medicamentos que podem servir para você. Para reduzir a ocorrência de pesadelos, ataques de pânico, memória dos traumas e gravidade da depressão, alguns medicamentos podem ser úteis.

    • Com uma prescrição de um psiquiatra, deve-se tomar medicamentos contra ansiedade e depressão, se necessário. Eles irão reduzir a agonia física e mental, e irão capacitar a pessoa a lidar eficientemente com os desafios da vida.

Parte2

Promovendo Relaxamento e Pensando Positivamente

  1. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 8
    1

    Alivie o estresse com práticas de relaxamento. Provou-se que essas práticas são muito eficazes em muitos aspectos. Elas reduzem os sintomas do estresse. Além disso, essa técnica é útil para aliviar os problemas mentais causados por estresse, como insônia, dor de cabeça, hipertensão e dor depois de uma cirurgia, além de muitos outros problemas.

    • Se você estiver sofrendo de algum desses problemas citados acima, que são causados ou reforçados pelo estresse, técnicas de relaxamento lhe farão se sentir melhor e ajudarão na recuperação. Apenas se foque na sua respiração, batimentos cardíacos, tensão muscular, e tente mantê-los normais.
    • Você deve respirar profundamente, fazer meditação a aprender relaxamento muscular progressivo.
  2. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 9
    2

    Medite. Nessa técnica, a pessoa volta todas as preocupações para dentro, ignorando todas as causas de estresse na sua vida, finalmente alcançando um estado de consciência alterado.

    • Nesse processo, a pessoa fica em um local quieto, se concentra em um único som e permite que a mente se afaste de todas as preocupações e pensamentos da vida diária.
    • Escolha um lugar quieto, sente-se confortavelmente, limpe todos os pensamentos da sua mente e se concentre na imagem de uma vela, ou de alguma palavra como “relaxar”. Faça isso por 15 minutos a meia hora por dia.
  3. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 10
    3

    Pratique treinamento de autoinstrução. Nessa terapia, a própria pessoa faz a psicoterapia. Se você for a pessoa que precisa de terapia, instrua a si mesma a se comportar racional e eficientemente. Diga a si mesma que não é sábio passar o dia todo se preocupando com algo que aconteceu no passado.

    • O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou, então pense no dia de hoje. Aproveite o agora. Você tem que sair desse estresse um dia. Pode acontecer daqui a alguns meses ou alguns anos. Por que não agora?
    • Você tem que se recompor o mais rápido possível. Não permita que ninguém controle sua vida. Não deixe ninguém sentir pena de você. Essa é a sua vida. Você fará o que acha que é melhor para você e fará sua vida valer a pena.
  4. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 11
    4

    Crie uma rede de apoio para si. Isso é muito importante, pois frequentemente os sintomas associados com o transtorno do estresse agudo podem causar estresse extremo, entorpecimento e características dissociativas que precisam de apoio. Aqui estão algumas formas de obter apoio:

    • Compartilhe com as pessoas próximas que lhe entendem. Tente explicar a elas como você se sente, pois metade do problema desaparece quando se fala sobre ele livremente com alguém que tenha habilidades de ouvir com empatia.
    • Frequentemente, imagens, flashbacks, memórias e ilusões criam muitas perturbações e problemas no sono. Nesse caso, uma rede forte de apoio pode lhe ajudar a superar muito melhor.
  5. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 12
    5

    Escreva seus pensamentos negativos. Escreva qualquer pensamento perturbador que você tiver. Você pode escrever esses pensamentos em um papel. Fique bem familiar com todos os pensamentos que estão lhe estressando. Identificar os pensamentos que estão lhe causando estresse já é metade da batalha.

    • Esforce-se para pensar positivamente. Quando você tiver identificado os pensamentos negativos, tente substituí-los por pensamentos mais positivos e racionais.
    • Essa é uma das formas mais eficazes de eliminar os pensamentos negativos.

Parte3

Entendendo o TEA

  1. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 13
    1

    Reconheça os sintomas do TEA. Os sintomas do TEA geralmente incluem uma combinação dos seguintes:

    • Desenvolver ansiedade depois da exposição ao evento traumático
    • Sentir entorpecimento, desapego, apatia
    • Ausência de reação emocional
    • Consciência diminuída do ambiente ao redor
    • Despersonalização
    • Amnésia dissociativa
    • Agitação aumentada
    • Lembranças persistentes do trauma
    • Escape dos estímulos associados
    • Sentimentos de culpa
    • Dificuldade de concentração
    • Pesadelos
    • Dificuldade para dormir
    • Hipervigilância
    • Episódios depressivos
    • Comportamentos impulsivos e de risco
    • Negligência à saúde e segurança básica
    • Pensamentos suicidas
    • Explosões de raiva
  2. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 14
    2

    Entenda que o estresse pode causar problemas físicos. Estresse exerce muita pressão na sua mente e no seu corpo. Afeta seu funcionamento fisiológico adversamente e pode causar muitos problemas médicos, como os seguintes:

    • Úlceras
    • Asma
    • Insônia
    • Dor de cabeça
    • Enxaqueca
    • Dores musculares
    • Hipertensão
    • Doenças cardíacas
  3. Imagem intitulada Treat Acute Stress Disorder Step 15
    3

    Reconheça os fatores que podem afetar o desenvolvimento do estresse. Há certos fatores que podem tornar o transtorno do estresse agudo mais provável de se desenvolver. Eles incluem:

    • Fatores Biológicos: O estresse provoca mudanças no cérebro e causa reações físicas. Agitação contínua e altos níveis de cortisol e norepinefrina danificam áreas do cérebro, como a amígdala e o hipocampo. Danos nessas áreas causam outras disfunções, como ansiedade, perda de memória, problemas de concentração, etc.
    • Personalidade: Pessoas que acreditam que têm pouco controle na própria vida desenvolvem estresse mais rapidamente.
    • Experiências da infância: Pessoas que tiveram experiências negativas na infância podem desenvolver estresse facilmente.
    • Estresse social: Pessoas com pouco ou nenhum apoio dos outros são mais afetadas pelo estresse.
    • Gravidade do Trauma: Duração, proximidade e gravidade do trauma também afetam o desenvolvimento do estresse. Traumas mais graves causam mais estresse.

Fontes e Citações

  • Foa,E.B., Rothbaum,B.O.(1998) . Treating the trauma of rape: Cognitive-behavioral therapy for PTSD. New York, NY: The Guilford Press
  • Karr,N.(2011).Cognitive behavioral therapy for the treatment of post-traumatic stress disorder: A review. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 7, 167–181
  • Ursano, R.J.(2004). Practice guidelines for the treatment of patients with acute stress disorder and posttraumatic stress disorder. Retrieved from *http://psychiatryonline.org/pdfaccess.ashx?ResourceID=243186&PDFSource=6

Exibir mais… (4)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s