Como detectar o transtorno por estresse agudo


Passo a Passo

Avaliação: 4,8 (16 votos)

17 vezes partilhado
Como detectar o transtorno por estresse agudo

O transtorno por estresse agudo é uma resposta perante um acontecimento traumático que leva a pessoa a um estado de ansiedade e preocupação. Os sintomas do transtorno por estresse agudo costumam aparecer durante ou imediatamente após o acontecimento da situação traumática. Costuma durar pelo menos 2 dias e pode permanecer durante 4 semanas depois de ter acontecido o fato traumático. A pessoa que vive este tipo de transtorno costuma reviver com bastante frequência o acontecimento traumático produzindo em si um mal-estar significativo que muitas vezes gera a deterioração de diversos aspectos em sua vida. De seguida, apresentamos como detectar o transtorno por estresse agudo.

Instruções:
1

Ansiedade e outros sintomas. Enquanto (ou depois de) o acontecimento traumático acontece, a pessoa sente uma ansiedade muito grande. Ela se manifesta através de dificuldades para dormir, irritabilidade, dificuldades para se concentrar, entre outras. Também aparecem vários sintomas que descreveremos a seguir: sensação subjetiva de enfraquecimento, desapego ou ausência de reações, desconhecimento de seu próprio meio, desrealização, despersonalização e amnésia dissociativa.

2

Sensação subjetiva de enfraquecimento, desapego ou ausência de reação emocional. A pessoa não parece sentir e nem mostrar nenhum tipo de reação emocional, parece desligada de todo o tipo de afetividade. Parece que não existe nenhum tipo de resposta emocional para o que está acontecendo. Também sente uma redução no conhecimento do meio, a pessoa parece estar atordoada com o que acontece ou aconteceu.

3

Desrealização e despersonalização. A pessoa sente que o mundo à sua volta ou o que está acontecendo é algo irreal, distante da sua realidade. Sente que a situação que está vivendo é como um palco externo que não corresponde à sua vida. Quanto à despersonalização, a pessoa se sente estranha em relação a si mesma, experimenta a sensação de não ser ela mesma, de ser um observador externo do que está acontecendo.

4

Amnésia dissociativa. Este tipo de amnésia relaciona-se com a incapacidade de lembrar de aspectos importantes da situação traumática. Este tipo de amnésia é parcial (pois ela não esquece de tudo o que aconteceu, mas só do mais importante) e é altamente seletiva, pois o cérebro escolhe quais são os acontecimentos a esquecer.

5

Repetição. A pessoa que passa por um transtorno por estresse agudo costuma reviver o fato de diversas maneiras, seja através de imagens, pensamentos, sonhos. Inclusive evita os estímulos, lugares ou pessoas que fazem ela lembra do trauma. A exposição a esses estímulos não a faz reviver o trauma apenas, mas gera na pessoa um grande mal-estar.

6

Vida quotidiana. Estas reações que a pessoa tem em função da situação traumática deterioram diversos aspectos de sua vida, seja no âmbito trabalhista, social, familiar. A pessoa tem dificuldade para enfrentar esta situação e isso também influencia muitas vezes na necessidade de pedir ajuda para poder resolvê-la.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como detectar o transtorno por estresse agudo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se acha que alguém sofre de transtorno por estresse agudo, consulte um especialista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s