Mais de 20 milhões de crianças e adolescentes no México vivem na pobreza, revela UNICEF


AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Estudo feito pela agência e pelo Governo mexicano constatou que 53% das crianças mexicanas eram pobres em 2010, número superior ao dos adultos na mesma situação (46,2%).

Foto: UNICEF México/Mauricio Ramos

Foto: UNICEF México/Mauricio Ramos

Mais de 20 milhões de crianças e adolescentes no México vivem na pobreza, sendo que cinco milhões delas em situação de extrema pobreza. Os dados foram revelados por um estudo conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o Governo mexicano divulgado nesta quarta-feira (3).

“A economia cresceu bem nos últimos anos, mas isso nem sempre significa que os pobres estão em melhor situação”, disse a Representante do UNICEF no México, Isabel Crowley. “Os índices de desenvolvimento humano em algumas partes do México estão próximos aos de alguns dos países menos desenvolvidos do mundo.”

De acordo com o ‘Pobreza e Direitos Sociais da Criança e do Adolescente no México’, 53% das crianças mexicanas eram pobres em 2010 — número superior ao dos adultos na mesma situação (46,2%).

O estudo também constatou que cerca de 14% das crianças mexicanas menores de cinco anos de idade são raquíticas, o que significa que tem seu desenvolvimento retardado, muitas vezes como consequência da desnutrição. A taxa é maior nas áreas rurais e chega a quase 33% entre as crianças indígenas.

“Quando as crianças vivem na pobreza, isto pode ter um impacto irreversível na sua evolução e aumenta a probabilidade de ser passado para as gerações futuras”, destacou o UNICEF, que pediu uma resposta urgente das autoridades mexicanas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s