Como Descobrir se Alguém Está Mentindo


4 Métodos:Monitorando as emoçõesEscutandoPercebendo as expressõesPegando o mentiroso de verdade

Normalmente, as pessoas ficam desconfortáveis quando mentem. Elas apresentam sinais conscientes e inconscientes que indicam que não estão dizendo a verdade. Se quiser aprender como pegar um mentiroso, tente procurar sinais físicos, auditivos e emocionais enquanto conversar com a pessoa.

Método1

Monitorando as emoções

  1. Imagem intitulada Catch a Liar Step 1
    1

    Preste atenção à inquietação. Se estiver conversando com alguém e algo parecer errado, pode ser que ela esteja mentindo.
  2. Imagem intitulada Catch a Liar Step 2
    2

    Aprenda a diferença entre uma mentira e uma verdade difícil de contar. Se alguém estiver dando uma notícia ruim, pode parecer que está mentindo, mas está simplesmente ansiosa ou estressada demais.
  3. Imagem intitulada Catch a Liar Step 3
    3

    Reconheça as tendências naturais. De acordo com um estudo da Universidade de Massachusetts em 2002, as mulheres tendem a mentir para fazer com que as pessoas sintam-se melhor, enquanto os homens tendem a mentir para que eles mesmos pareçam melhores.

    • Isso é apenas uma tendência. Não significa que as intenções dos homens e das mulheres são facilmente compreendidas. Contudo, se uma amiga parecer mentir sobre sua bolsa nova, pode ser que esteja fazendo isso para seu próprio bem.

Método2

Escutando

  1. Imagem intitulada Catch a Liar Step 4
    1

    Observe se a pessoa está usando as palavras “você”, “nós” e “eles” em vez de “eu”. Uma pessoa que está mentindo pode, sem planejar, tentar distanciar-se das palavras que usa.
  2. Imagem intitulada Catch a Liar Step 5
    2

    Veja se a pessoa usa as expressões “para ser honesto” ou “para dizer a verdade”. A menos que sejam expressões que a pessoa usa normalmente, essas frases podem ser sinais de que ela está mentindo.
  3. Imagem intitulada Catch a Liar Step 6
    3

    Revise a história procurando inconsistências ou contradições. Veja se é uma reação natural ao que aconteceu. Se parecer que a pessoa agiu de forma diferente, pode ser que estivesse mentindo.
  4. Imagem intitulada Catch a Liar Step 7
    4

    Escute os detalhes com atenção. Se a pessoa estiver contando detalhes desnecessários, pode estar tentando convencê-lo da mentira com informações mais ricas. A menos que a pessoa seja sempre assim, pode estar tentando preencher os espaços vazios com dados desnecessários.

    • Para os mentirosos experientes, o oposto também pode acontecer. Eles podem fornecer somente os dados básicos da história, pois percebem que há menos chances de serem descobertos. Tenha em mente que apenas 4 por cento das pessoas são mentirosos experientes.

Método3

Percebendo as expressões

  1. Imagem intitulada Catch a Liar Step 8
    1

    Veja o rosto da pessoa quando achar que ela está mentindo. Enquanto ela disser “sim”, deve fazer que não com a cabeça e vice versa. Essas expressões inconscientes podem demonstrar que a pessoa está mentindo.
  2. Imagem intitulada Catch a Liar Step 9
    2

    Veja se a pessoa está dando um sorriso falso. Os sorrisos verdadeiros e falsos são muito diferentes, pois a maioria das pessoas sorri com os olhos, bochechas e o rosto todo. A pessoa pode estar escondendo algo se sorri de maneira falsa.
  3. Imagem intitulada Catch a Liar Step 10
    3

    Veja se a pessoa desvia o olhar frequentemente. Para os mentirosos, pode ser difícil manter o contato visual. Algumas pessoas reagem a essa sensação desconfortável olhando diretamente em nossos olhos o tempo todo ou desviando o olhar.

Método4

Pegando o mentiroso de verdade

  1. Imagem intitulada Catch a Liar Step 11
    1

    Faça uma pergunta inesperada. Em vez de seguir a linha de pensamento da pessoa, pense em uma pergunta para o qual a pessoa não tenha se preparado.

    • Por exemplo, se alguém estiver dizendo que perdeu sua bolsa e você achar que a pessoa está mentindo, peça alguns nomes de pessoas que devem ter visto sua bolsa recentemente, em vez de perguntar onde foi o lugar onde ela perdeu. A pessoa pode mudar a história repentinamente.
  2. Imagem intitulada Catch a Liar Step 12
    2

    Peça à pessoa para responder à sua pergunta caso ela responda outra coisa.Tente quebrar a manobra dela. Se a pessoa estiver no foco, ela poderá ficar nervosa.
  3. Imagem intitulada Catch a Liar Step 13
    3

    Leve em consideração o meio de comunicação usado. As pessoas preferem usar o telefone ou o e-mail para contar uma mentira. Encontre a pessoa cara a cara para perguntar sobre o assunto. Ela poderá acabar contando a verdade ou evitando o contato pessoal.

Sobre o Artigo

Categorias: Habilidades de Conversação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s