Veja regras de etiqueta para grupos de whatsapp


Bom dia ‘faces’ e bom dia grupo

Publicado em 2016-02-01 07:59:17 Atualizado em 2016-02-01 07:59:17 (26863 visualizações)

Quando você olha para seu celular vê dezenas, centenas ou milhares de mensagens não lidas no whatsapp? Certamente você está em mais grupos do que deveria ou gostaria. Não entre em pânico! Você não está só. Assim como eu você deve estar sufocada por tantas mensagens ( e porque não dizer bobagens) que recebe diariamente. Portanto, vamos colocar ordem nessa bagunça!
Já escrevi um Guia de Etiqueta no WhatsApp para a revista Guia Astral, clique aqui para ler, e também aqui no site. Porém, hoje quero tratar do específico caso dos “grupos de WhatsApp” que têm rendido muita dor de cabeça. Vamos as dicas:
1) Sem bombardeio
A frase “quem fala demais tem pouco a dizer” resumiria bem a vida de muitas pessoas nos grupos de WhatsApp. Se você quer ser notado, poste menos. Assim quando se manifestar todos irão prestar atenção.
2)Fique atento ao público
Fato é real. Um conhecido enviou piadas de cunho sexual num grupo familiar onde há até crianças. Falta de bom senso? Total! Cada grupo tem um objetivo e público definido. Saber o que postar é fundamental. Grupo de família é para compartilhar assunto de família. Piadinhas devem ir para um grupo específico ( se é que você tem tempo e paciência para estar num grupo desses).
3)Pergunte antes de adicionar
Se você criou um grupo, pergunte para a pessoa se ela tem interesse em fazer parte dele e não saia adicionando como um louco. Assim você dá a chance de lhe dizer não. Agora se alguém adicinou você sem perguntar, simplesmente saia sem dó nem piedade.
4)Li e respondo quando der
Nem sempre é possível responder a uma mensagem de imediato. E você pode ter mil e uma razões para isso: está no trânsito, tem que consultar alguém antes, precisa pensar no assunto ou simplesmente não está a fim. Aceite que dói menos….rs.
Uma boa saída e colocar no seu status isso “respondo quando posso”. Porém, se notar que o assunto é urgente, vale o esforço de até parar o carro para responder ou, como eu faço, peço para quem está no banco do passageiro ( geralmente um dos meus filhos) digitar para mim as respostas. Eles amam (só que não…rs).
5)Saia antes de se aborrecer
O conteúdo do grupo lhe incomoda? É de mal gosto? Baixaria? Saia sem medo. Quem posta o que quer tem que lidar com as saídas de quem não quer aquele tipo de informação ou desinformação.
6)Assuntos individuais não vão para o grupo
Quer saber de algo bem particular com uma amiga? Chame-a na conta dela no whatsapp. Nada de lotar o grupo com um bate-papo exclusivo de vocês. Aliás, se alguém postou uma conversa particular no grupo, não dê pitaco no assunto. Ignore apenas.
7)Gravações de áudio
A gravação de voz é uma mão na roda quando o assunto é extenso, porém a resposta pode demorar mais. Afinal, se quem recebeu a mensagem estiver sem fones de ouvido, sem internet ou no trabalho, por exemplo, não poderá ouvir.
8)Cuidado com grupos formais
Não faça piadas, não dê opiniões ou faça julgamentos em grupos mais formais. Você corre o sério risco de ser mal interpretada. Uma ironia digitada nem sempre é vista como brincadeira.
9)Tenha atenção ao horário
Use o horário livre do trabalho para checar o WhatsApp. Respeite o horário comercial para mandar mensagens profissionais.
E quando o assunto for pessoal, se não for alguém muito íntimo, evite mensagens em horários inoportunos como a madrugada.
10) Quando possível, ligue
É claro que o WhatsApp ajuda, mas tem hora que uma conversa pelo telefone vale muito. Pessoalmente, então? Melhor ainda!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s