Gênero textual – Debate Regrado


Imagem: Reprodução

Justificativa: Estudar o gênero debate regrado, sua estrutura e utilização como forma de expressão argumentativa na defesa de um ponto de vista.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente de forma organizada, clara e coerente para compreender o debate como procedimento comunicativo que exige argumentação consistente.

A característica principal do debate é a oralidade.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UM DEBATE DEMOCRÁTICO

 

1º )  O debate é uma exposição de pontos de vista diferentes sobre determinado assunto. Não se julgam pessoas, mas sim, idéias. Por isso a discussão nunca deve ser levada para o terreno pessoal.

2º ) Todos os participantes devem ter o direito de:

  1. a) Falar e ouvir livremente (não se deve interromper a exposição do outro; fala-se apenas quando for a vez);
  2. b) Expressar suas idéias em igualdade de condições (igualdade de tempo, por exemplo);
  3. c) Ser respeitado ao expor o que pensa (não se deve zombar ou provocar o debatedor, por exemplo, durante sua exposição).

3º) Os participantes devem evitar argumentos repetidos, a fim de que o debate ganhe um bom andamento e não fique monótono.

4º)  Quando um participante contra-argumenta em relação ao ponto de vista de outro participante, pode-se estabelecer o direito de réplica, o que depende apenas de um acordo entre os participantes antes de se iniciar o debate.

5º) Os participantes devem observar as normas combinadas e atender às solicitações do mediador do debate.

(Fonte: Cereja & Magalhães, PORTUGUÊS:LINGUAGENS, Atual, S.Paulo,2003)

 

Atribuições do moderador

O moderador coordena o trabalho de forma a garantir o seu bom andamento: a participação de todos os debatedores e a interação com o público. Na organização de um debate devem ser definidas algumas regras, a saber:

apresentação: o moderador  cumprimenta o público, apresenta o tema que será debatido e fala de modo geral sobre o assunto.

definição das normas: o moderador define o número de participantes e organiza as intervenções de cada participante, determinando os turnos e direitos de resposta de cada um. É ele também quem procura manter a discussão dentro do tema e dos objetivos predeterminado.

Conclusão: Para finalizar o debate, o moderador faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos debatedores, destacando o motivo do debate e agradece a presença e participação  de todos.

Assista o vídeo de  Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Paulo, ele explica as características do gênero oral debate, ressaltando o que é preciso para que o aluno tenha um bom desempenho ao participar desta situação social.

Comunicação oral: gênero debate

Postado por Andreane Motta às 14:24

Marcadores: Debate, Português

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s