6 perguntas que um jornalista deve fazer numa matéria


SEXTETO FANTÁSTICO

Fonte:

https://infinitodepalavras.wordpress.com/2009/11/12/sexteto-fantastico/

Para ser considerado de qualidade, o texto precisa ser consistente. Isso significa, em essência, “esgotar” o assunto abordado, oferecendo ao leitor o máximo possível de informações relacionadas ao tema.

Para uma boa “exploração” do assunto vale recorrer à técnica jornalística e às seis perguntas básicas que todo profissional da área usa como roteiro para orientar suas reportagens.

Veja quais são:

O QUÊ? – O que aconteceu? O que está acontecendo? O que acontecerá?

QUANDO? – Em que período, em que momento, em que data etc. aconteceu, está acontecendo, acontecerá?

ONDE? – Em que lugar, em que contexto etc. aconteceu,  está acontecendo, acontecerá?

QUEM? – Quem participou, está participando, participará; organizou, está organizando, organizará; foi alvo, está sendo alvo, será alvo etc. do acontecimento?

COMO? – Em que circunstâncias, situação etc. se deu, está se dando, se dará o fato?

POR QUÊ? – Por que o fato aconteceu, está acontecendo, acontecerá? Quais consequências o fato acarretou, está acarretando, poderá acarretar?

Ao usar as seis perguntas “clássicas” como base para desenvolver o conteúdo de um texto informativo em qualquer formato (comunicado, carta, e-mail, relatório, projeto etc.), vamos obter um texto, no mínimo, CONSISTENTE.

Veja como o “mecanismo” funciona:

Um Diretor de Planejamento precisa escrever um e-mail, convocando vários funcionários da empresa para uma reunião. Como ele exploraria este assunto antes de escrever, tendo em vista não deixar de fora nenhuma informação importante?

O quê? – O principal fato, objetivo, do e-mail é a reunião.

Quando? – A reunião foi programada para o dia 27 de julho, às 16h00.

Onde? – A reunião será realizada na sala da Diretoria de Planejamento.

Quem? – Quem está convocando a reunião é o Diretor de Planejamento e quem está sendo convocado para a reunião são os Gerentes das áreas Financeira, de Contabilidade, de Recursos Humanos, Industrial e Comercial.

Por quê? – O motivo da reunião é o planejamento financeiro da empresa para o fim de ano, que traz despesas adicionais de vulto relacionadas ao pagamento de décimo-terceiro aos funcionários.

Como? – O Diretor de Planejamento espera definir um plano de ação, com base nas ideias e sugestões dos participantes, e na previsão de recebimentos e custos da empresa até o o período de pagamento do décimo-terceiro aos funcionários.

Deu para perceber como esse questionário básico facilita o desenvolvimento da escrita? Nenhuma informação importante vai ser esquecida.

Reuniao2

Vamos ao texto:

O “formato” e-mail traz algumas facilidades que vamos aproveitar neste caso, como o De, o Para e o Assunto, que já resolvem o “Quem” (quem está convocando a reunião e quem está sendo convocado) e o “O Que” (o fato, ou seja, trata-se de uma reunião sobre pagamento de décimo-terceiro).

De: Diretor de Planejamento

Para: Gerente Financeiro; Gerente Contabilidade; Gerente Recursos Humanos; Gerente Industrial; Gerente Comercial

Assunto: Reunião sobre pagamento de décimo-terceiro

Solicito sua presença em reunião a ser realizada na sala da Diretoria de Planejamento, no dia 27 de julho, às 16h00.

O objetivo é tratar do planejamento financeiro da empresa para o período de novembro e dezembro próximos, quando efetuamos o pagamento do décimo-terceiro aos funcionários.

Para traçarmos o melhor plano de ação, conto com suas ideias e sugestões e também com as estimativas de custos, vendas, produção e faturamento previstas para o período.

Atenciosamente,

Diretor de Planejamento

 

Além de deixar o texto consistente, o sexteto de perguntas ajuda a direcionar o fluxo das ideias por escrito e a dar à comunicação uma forma mais clara e objetiva.

Anúncios

2 comentários sobre “6 perguntas que um jornalista deve fazer numa matéria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s