Um pouco de jornalismo online


30JUL

Texto e foto: Patrícia Ogando (2˚ ano – ECA-USP)

Palestrante Luciano Suassuna

Palestrante Luciano Suassuna

Na palestra sobre jornalismo on-line, mediada por Plínio Antônio Bortolotti, diretor da ABRAJI, os palestrantes Tereza Rangel, diretora de planejamento de conteúdo do UOL, e Luciano Suassuna, diretor de jornalismo do iG, mostraram dados que revelam crescimento do jornalismo on-line na última década e as possibilidades que só a internet possibilita a esse tipo de prática.

Segundo Tereza Rangel, hoje a internet é tão forte que consegue tirar a audiência da televisão. Essa mudança está relacionada a diversas transformações socioeconômicas, culturais, políticas etc., mas no que concerne à primeira, a ascensão das classes C e D corrobora nesse sentido. Tereza apresentou que nesses novos tempos, de grande crescimento de conteúdos e de acessos online, o jornalista desse meio agrega outras funções (câmera, programador etc). Quando sai à rua, precisa captar tudo o que for possível. Diferentemente do impresso, o jornalismo online expande as possibilidades para além dos textos e das fotos.

Ainda em sua exposição, Tereza mostrou que a expansão de portais e jornais on-line traz em si o aumento da concorrência e da necessidade de se manter relevante. Para isso, afirmou ser preciso manter o “feijão com o arroz”, mas inovar. O conteúdo multimídia não é uma necessidade, mas uma obrigação. A palestrante apresentou ainda novos formatos de construção da narrativa utilizados no UOL, e falou que os dois grandes desafios para o portal, nessa tentativa diária de sobrevivência no mercado, são produção de conteúdo para as mídias móveis (para celulares, ipads etc) e utilização das redes sociais.

Luciano Suassuna começou sua apresentação com um trecho do filme Intrigas de Estado (direção: Kevin Macdonald) afim de ilustrar a demora do impresso em relação ao jornalismo online. O profissional disse que o jornalista de um veículo on-line não trabalha para um jornal ou uma revista, mas para tudo. E, segundo ele, é a notícia, o fato que pede a forma, e não o contrário. Também em sua apresentação mostrou as vantagens do poder hipertextual da plataforma: links de matérias correlacionadas ao tema, possibilidade de aumentar imagens, entre outras. Mas vale relativizar que o volume de conteúdo não necessariamente tem melhor eficiência na informação do público.

Ao final das palestras aconteceu um debate entre os congressistas inscritos, o presidente da ABRAJI, Fernando Rodrigues, e os palestrantes. Nesse diálogo, quando questionada sobre a participação do público na elaboração de conteúdo, Tereza Rangel afirmou que isso é feito pelo UOL, mas a seleção e a checagem desse material são intensas. A credibilidade é uma preocupação.  Também nesse momento final foi falado sobre o twitter e facebook, colocados pelos palestrantes como uma necessidade dos novos tempos da comunicação, mas que ainda representam um campo desconhecido.

Clique no nome da palestra para fazer o download da apresentação, e no nome do(s) palestrante(s) para visualizar o(s) currículo(s):

Jornalismo on-line

Luciano Suassunalsuassuna@ig.com

Tereza Rangeltrangel@uolinc.com

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Claro e Tetrapak, o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, do Open Society Institute, da Ogilvy, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a parceria do Fórum de Acesso a Informações Públicas, do Centre for Investigative Journalism , da UNESCO e da OBORÉ.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s