Como identificar a premissa e a conclusão de um argumento


Escrito por Cathryn Whitehead | Traduzido por Alexandre Lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar a premissa e a conclusão de um argumento
Argumentos simples têm duas premissas e uma conclusão (argumentation image by iMAGINE from Fotolia.com)

Um discussão não é apenas uma luta verbal ou uma briga. Na lógica e no debate, um discussão é um conjunto de instruções com base na comunicação persuasiva, que inclui um pedido, chamada da conclusão e afirmações que sustentam a conclusão, chamada premissa. Ao analisar um argumento, você tem que determinar qual afirmação é a conclusão e quais são as premissas. Às vezes, a conclusão que o orador está tentando persuadi-lo a aceitar está clara, mas em outros casos você tem que verificar as palavras-chave e até mesmo declarações que não foram ditas explicitamente mas que foram assumidas como verdade, servindo de suporte para a conclusão.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Papel e caneta

  • Lista de palavras-chave

Instruções

  1. 1

    Encontre a conclusão primeiro ao verificar a afirmação que compõe a ideia principal. Pergunte a si mesmo qual pensamento a pessoa que apresentou esse argumento quer que você tenha. A conclusão é muitas vezes a primeira ou a última declaração de um argumento e às vezes é repetida para enfatizar que é o ponto principal. Anote as frases em um pedaço de papel e descobra a sua relação com as outras. Saiba as palavras-chave que são suscetíveis a serem utilizadas em uma conclusão. As palavras-chave incluem, entre outras: por esse motivo, portanto, para que, para, em seguida, por conseguinte, como um resultado, e em conformidade.

  2. 2

    Procure por frases que ofereçam evidências, anedotas, explicações, argumentos e citações de autoridades que apoiem a conclusão. As premissas são proposições apontadas para apoiar uma conclusão, e podem ser identificadas por palavras-chave, que incluem: de acordo com, considerando, por, se, considerando que, na verdade, por, uma vez que, apesar de tudo e devido. O contexto em que as palavras-chave são usadas determinam se elas são ou não pistas para identificar premissas e conclusões.

  3. 3

    Identifique a falta de uma premissa. Ao apresentar um argumento, alguns oradores assumem certas premissas como fatos ou conhecimento comum que não precisa ser declarado. Se a premissa parece estar faltando, você pode ter que tentar deduzir qual afirmação eles não fizeram que poderia dar suporte à conclusão da discussão. Traduza perguntas retóricas de uma discussão em sentenças declarativas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s