Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – ENEM


• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de
comunicação e informação – modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e
privadas.

• Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e
formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e
cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as
brincadeiras.

• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo
para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as
fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos
estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a
partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e
artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

• Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,
concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção
literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em
seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os
recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura
do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de construção e recepção de textos – organização da macroestrutura
semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).

• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.

• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação linguística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto
é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em
processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a
construção da microestrutura do texto.

• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e
função social – o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros
digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

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