Falácia: Dois erros fazem um acerto


 


Descrição de dois erros fazem um acerto

Dois erros fazem um acerto é uma falácia em que uma pessoa “justifica” uma ação contra uma pessoa afirmando que a pessoa iria fazer a mesma coisa com ele / ela, quando a ação não é necessária para evitar B de fazer X para A. Esta falácia tem o seguinte padrão de “raciocínio”:

  1. Alega-se que a pessoa B faria X para pessoa A.
  2. É aceitável que uma pessoa para fazer a pessoa B X (quando A está fazendo X a B não é necessário para evitar que a partir de B fazendo X para A).

Este tipo de “raciocínio” é falacioso porque uma ação que é errado é errado, mesmo que outra pessoa também fazê-lo.

Deve-se notar que pode ser o caso de que não é errado para fazer um X a B, se X é feito para evitar que a partir de B fazendo a A ou X, se X é feito em retribuição justificado. Por exemplo, se Sally está correndo no parque e Biff tenta atacá-la, Sally iria eb jsutified em atacar Biff para se defender. Como outro exemplo, se o país A está planejando invadir o país B, a fim de escravizar as pessoas, então o país B seria justificado em lançar um ataque preventivo para impedir a invasão.

Exemplos de Dois erros fazem um acerto

  1. Bill tem emprestado caneta cara de Jane, mas descobriu que não devolvê-lo. Ele é dizer a si mesmo que é bom para mantê-la, já que ela teria levado o seu.
  2. Jane: “Você ouviu sobre os terroristas que matam as pessoas pobres Esse tipo de morte é simplesmente errado?”.
    Sue: “Esses terroristas são justificados Afinal, sua terra foi tomada a partir deles que é moralmente certo para eles fazerem o que fazem…”
    Jane: “Mesmo quando eles explodem ônibus lotados de crianças?”
    Sue: “Sim”.
  3. Depois de sair de uma loja, Jill percebe que ela tem mal pagos por R $ 10. Ela decide não devolver o dinheiro para a loja, porque se ela tivesse pago em excesso, eles não teriam devolvido o dinheiro.
  4. Jill está horrorizado com a forma como o Estado usa a pena capital. Bill diz que a pena capital é bom, já que aqueles que o estado matar não tem nenhum escrúpulo em matar os outros.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s