Taxa de desemprego no RJ chega a 13,4%, maior registrada pelo IBGE desde 2012


O estado do Rio teve o terceiro maior salto entre todos os estados pesquisados. Em 2015, a taxa de desemprego era de 8,5%, quase 5% a menos em relação a 2016.


Cresce o número de desempregados no RJ

Cresce o número de desempregados no RJ

Pesquisa do Plano Nacional de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (23), mostra que o Rio de Janeiro deu um salto no número de desempregados nos últimos meses do ano passado. São mais de 960 mil pessoas à procura de emprego em todo o estado. A pesquisa apontou que em 2016 a taxa de desemprego chegou a 13,4%, a maior desde que o instituto começou a fazer este tipo de levantamento em 2012.

Em 2015, a taxa de desemprego era de 8,5%, quase 5% a menos em relação ao ano passado. O Rio de Janeiro teve o terceiro maior salto entre todos os estados pesquisados pelo IBGE. Na Região Metropolitana do Rio, a taxa de desemprego saltou de 7,7% para 13, 2%. Na capital, o índice dobrou em um ano passando de 5,2% para 10,4%.

A pesquisa do IBGE também mostrou por quanto tempo os desempregados estão à procura de trabalho em todo o estado. Cinquenta e sete mil pessoas procuram emprego há menos de um mês. De um mês até menos de um ano o número é de 486 mil, a maior parte. Já de um ano a menos de dois anos são 229 mil e entre dois anos ou mais são 191 mil pessoas.

O RJTV ouviu personagens no Centro do Rio nesta quinta-feira (23) que ilustram a situação do desemprego no estado. Tedson Santos Silva, 27 anos, não consegue emprego há três anos. Ele contou que já procurou em várias obras, mas o mercado está fechado.

A mesma situação passa a técnica de enfermagem, Yara de Oliveira Neto, 49 anos. Ela está desempregada há 11 meses.

Bruno Farias Alves Marinho, 25 anos, está desempregado há dois anos e conseguiu um emprego temporário como segurança. Ele também disse que faz alguns trabalhos como taxista em Japeri.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s