Como Vencer Debates e Discussões Informais


1 Métodos:Vencer suas discussões e debates

A habilidade para o debate é uma arte. Para vencer discussões e convencer os outros da sua opinião, é preciso entender os componentes básicos da lógica, da psicologia e da comunicação eficaz.

Vencer suas discussões e debates

  1. Imagem intitulada Win Informal Arguments and Debates Step 1
    1

    Escolha um lado para argumentar e se informe bastante sobre o assunto. De preferência, escolha algo em que você realmente acredite, pois é muito mais fácil criar argumentos convincentes se você se sentir entusiasmado pelo assunto. Garanta que você entenda não apenas o seu lado, mas o lado oposto também. Assim, você poderá antecipar contra-argumentos e responder de forma eficaz.
  2. Imagem intitulada Win Informal Arguments and Debates Step 2
    2

    Encontre alguém para debater com você. Antes de começar, porém, familiarize-se com o conceito de “pessoa difícil”. Para ter alguma chance de vencer um debate ou conseguir algo produtivo, você precisa argumentar com alguém que seja minimamente racional. Caso contrário, não perca seu tempo e encontre alguém mais sensato para discutir.
  3. Imagem intitulada Win Informal Arguments and Debates Step 3
    3

    Comece delineando sua tese. A tese é apenas um breve resumo da sua posição e das suas razões para defendê-la. Por exemplo, você pode dizer: “Eu acredito que um dia a Lua fez parte da Terra pelos seguintes motivos”, continuando com um breve resumo do porquê você acredita nisso. Tente usar pressupostos baseados em evidências, se possível. Por exemplo, “Os dados geográficos mostram que as rochas lunares são bastante similares àquelas encontradas no princípio da história da Terra” é melhor do que “É bem legal pensar que a Lua foi lançada pelo espaço depois de uma colisão”.
  4. Imagem intitulada Win Informal Arguments and Debates Step 4
    4

    Responda às objeções. Na maioria das vezes, seu adversário deve responder a sua tese, contrariando uma ou mais de uma das suas premissas, que dão suporte a sua posição. A maioria dessas objeções deve soar familiar se você estiver bem informado sobre o assunto. Use lógica e evidências para mostrar ao seu adversário por que essas objeções não funcionam. Há duas maneiras principais de contra argumentar: você pode mostrar que não há evidências que suportem o argumento ou expor uma falha lógica na premissa do adversário.

    • Para contra argumentar a ideia de que pão branco é saudável por que é processado, você pode afirmar que uma pesquisa mostrou que todos os ratos que foram expostos a uma dieta de somente pão branco morreram. Essa é uma resposta baseada em evidências.
    • Você pode dizer que “Só porque o pão branco é processado, não significa que ele é saudável. Não há nenhuma ligação estabelecida entre alimentos processados e melhoria na saúde, assim sua premissa não é válida”. Essa é uma resposta baseada em raciocínio lógico.
  5. Imagem intitulada Win Informal Arguments and Debates Step 5
    5

    Construa seu debate com as objeções do seu adversário. Se possível, contra argumente todas elas, e faça com que elas trabalhem em seu favor, contra a posição do seu adversário.

    • Exemplo: Sua tese pode dizer que ratos de laboratório não devem ser usados em experimentos dolorosos. Seu adversário pode afirmar que os ratos não experienciam a dor da mesma forma que os humanos. Você pode usar evidências ara contra argumentar essa objeção, referindo-se às pesquisas que mostram que a mesma localização cerebral e sistema nervoso são acionadas quanto ratos e humanos se expõem ao stress. Ao invés de parar por aí, mostre como essa objeção realmente suporta sua tese. Continuando com o mesmo exemplo, você pode dizer: “já que você fez da habilidade de sentir dor a base da sua objeção, será que a evidência que eu mencionei não sugere que experimentos em ratos de laboratório não são éticas?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s